Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático

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Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático

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Título: Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático
Autor: Schuck, Cássia Aline
Resumo: Cartografar na diferença propõe o acompanhamento de um processo de afetar e deixar-se afetar por modos de olhar ao infinito. A subjetividade visual é produzida no cruzamento entre forças que exercemos e forças que atuam em nós, produzindo olhares ao infinito que se transmitem e se conservam, sendo ressignificados por cada um, de acordo com seus afetos. O movimento de produção de dados se deu a partir de oficinas, elaboradas enquanto dispositivos, que dispararam afetos, fazendo emergir visualidades, memórias e poéticas, em uma experiência com imagens. A investigação foi desenvolvida com alunos de uma escola pública de Ensino Fundamental e com participantes do CAPS, Florianópolis. Nesse mesmo movimento também se coloca a pesquisadora, seu processo de desarmamentos e desconstruções, passando a assumir uma postura diferente na pesquisa em Educação Matemática e convidando a pensar sobre fazer e estar em pesquisa, e também sobre a pesquisa científica.<br>Abstract : Cartography in the difference proposes the monitoring of a process to affect and let themselves be influenced by ways of looking to the infinite. The visual subjectivity is produced at the junction between forces and forces engaged on us, producing looks to infinity that are transmitted and preserved, and reinterpreted by each according to his/her affections. The movement of data production occurred from workshops, developed as devices that shot affections giving rise visualities, memories, poetic, in an experiment with images. The research was developed with students from a public elementary school, as well as participants in CAPS Florianópolis. In the same movement, also puts the researcher, the process of disarmament and deconstructions, and therefore, takes a different stance in research in mathematics education, inviting to think about doing and being in search, and also on scientific research.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135404
Data: 2015


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