Title:
|
Às portas da República: curso primário e aritmética escolar em Vassouras, 1887 - 1904. |
Author:
|
Souza, Carlos Alberto Marques de
|
Abstract:
|
O presente trabalho está inserido no projeto “A Matemática do Ensino Primário de Vassouras, RJ: Estudando um século de prova de alunos (1869 – 1969)”, financiado pela FAPERJ, coordenado pela professora Lucia Maria Aversa Villela. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de natureza histórica e apoia-se na base teórico-metodológica da história cultural. Tem como objetivo principal investigar que tipo de cultura escolar para o ensino de aritmética revela-se no curso primário no Município de Vassouras no início dos tempos republicanos. Para tanto, dados foram levantados a partir de provas de professores e alunos encontradas no Arquivo Público da Secretária Municipal de Vassouras (APSMEV), sob a salvaguarda da seção do Instituto de Pesquisa Histórica do Arquivo Nacional (IPHAN). Estas fontes foram cotejadas com livros didáticos destinados às escolas primárias que provavelmente circularam neste período em Vassouras, buscamos também informações em outras fontes como legislações e produções acadêmicas voltadas à história da matemática escolar no ensino primário no início da República, com a intenção de levantar dados que pudessem nos auxiliar na resposta a pergunta dessa pesquisa: Quais são os elementos da cultura escolar no curso primário em Vassouras no início dos tempos republicano? Foi possível concluir que o ensino religioso, o método intuitivo e o novo sistema de pesos e medidas eram elementos presente na cultura escolar no curso primário às portas da República no Município de Vassouras. |
Description:
|
SOUZA, Carlos Alberto Marques de. Às Portas da República: Curso Primário e Aritmética Escolar em Vassouras, 1887- 1904. 2013, xv, 165f.; il.; 29,7 com. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2013. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134649
|
Date:
|
2013 |