A reforma política e o financiamento de campanha eleitoral no Brasil

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A reforma política e o financiamento de campanha eleitoral no Brasil

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Reinaldo Pereira e
dc.contributor.author Rosa, Murilo Rodrigues da
dc.date.accessioned 2015-07-22T18:16:27Z
dc.date.available 2015-07-22T18:16:27Z
dc.date.issued 2015-07-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133954
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é elaborar uma reflexão crítica sobre o tema da reforma política através de um olhar da teoria constitucional e abordar especificamente o tema do financiamento de campanha eleitoral no país. A questão da reforma política diz respeito à reforma constitucional, uma vez que a Constituição é o documento no qual está organizado o sistema político de um Estado. Tentamos, com o presente trabalho, ir além do tema de uma simples reforma eleitoral e tratar de maneira generalista a estrutura de poder do Estado e a maneira como ela pode ser modificada, utilizando sobretudo conceitos da teoria constitucional. Em seguida, buscamos analisar detalhadamente as leis eleitorais brasileiras, incluindo a disciplina constitucional de tal matéria, para entender o financiamento escolhido pelo legislador. As leis brasileiras, fruto de casuísmos e ardilosas manobras políticas, garantem um sistema extremamente desigual e corrupto, que não dá o devido protagonismo aos cidadãos. Ao fim do trabalho, apresentamos o projeto que a nosso ver seria a resposta mais coerente para o problema de como financiar a política: o financiamento cidadão. pt_BR
dc.format.extent 67 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Reforma Política pt_BR
dc.subject Direito Constitucional pt_BR
dc.subject Poder constituinte pt_BR
dc.subject financiamento de campanha eleitoral pt_BR
dc.subject democracia pt_BR
dc.title A reforma política e o financiamento de campanha eleitoral no Brasil pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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MONOGRAFIA MURILO (1).pdf 1.139Mb PDF View/Open Monografia

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