Retroanálise e proposta de estabilização de um talude da rodovia SC-435

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Retroanálise e proposta de estabilização de um talude da rodovia SC-435

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Título: Retroanálise e proposta de estabilização de um talude da rodovia SC-435
Autor: Roesner, Fernando John
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta a retroanálise de um escorregamento de solo que ocorreu no km 13,8 da Rodovia SC-435, situada no município de Águas Mornas. Esse talude de corte teve seu rompimento no ano de 2008 e até então não foram realizadas obras de estabilização. O solo envolvido é um saprólito de granito que apresentou como resultado de um ensaio de cisalhamento direto, utilizando amostras indeformadas do local valores de coesão e ângulo de atrito, 12,80 kPa e 33,9ᵒ, respectivamente. Inicialmente buscou-se determinar as condições que levaram o talude de corte à ruptura. Verificou-se que mesmo estando insaturado, anteriormente à ruptura o talude apresentava fatores de segurança baixos se considerado o proposto pela ABNT NBR 11682/2009. Analises considerando a geometria posterior à ruptura confirmaram a necessidade de obras de estabilização no local, já que fatores de segurança da ordem 1,0 foram obtidos. Como propostas de estabilização foram contempladas a realização de retaludamento, que possibilitou que se atingisse um fator de segurança de 1,57, e o emprego de um muro de gabião, quando então foi possível atingir um fator de segurança de 1,61.This Course Conclusion Paper introduces a retro analysis of a soil slip that took place at kilometer 13.8 of SC-435 highway, located in the municipality of Águas Mornas. The slope broke down in 2008; however, no stabilization works have been carried out since then. The relevant soil is involved by a granitic saprolite resistant to shearing in an undisturbed condition expressed by a cohesion of 12.8 kPa and friction angle of 33.9ᵒ. Initially tried to determine the conditions that led the slope to break. It was possible to verify that, even when it was unsaturated – that is, before disruption, the slope presented low safety factors in comparison with the ones proposed by NBR 11682/2009. Analyses considering the geometry before disruption confirmed the need for stabilization works on this site, given that the results obtained demonstrated safety factors approximate to 1.0. Stabilization proposals include slope restoration, which provided for a safety factor of 1.57, as well as the use of a gabion wall, which, on its turn, led to a safety factor of 1.61.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Infraestrutura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133869
Data: 2015-07-02


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