O papel do PIBID na formação de graduandos em Ciências Biológicas da UFSC: percepção de bolsistas de iniciação à docência

DSpace Repository

A- A A+

O papel do PIBID na formação de graduandos em Ciências Biológicas da UFSC: percepção de bolsistas de iniciação à docência

Show full item record

Title: O papel do PIBID na formação de graduandos em Ciências Biológicas da UFSC: percepção de bolsistas de iniciação à docência
Author: Pires, Carlos Danilo de Oliveira
Abstract: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem sido reconhecido nos últimos anos por suas contribuições dentro das licenciaturas, principalmente frente à formação inicial dos docentes. Nesse trabalho, investigo qual o papel do programa na formação dos graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tal avaliação, enviei um questionário contendo 39 perguntas, objetivas e abertas, via correio eletrônico, o qual foi respondido por graduandos participantes do Subprojeto de Ciências Biológicas entre os anos de 2009 a 2013. Para analisar os dados, utilizei a teoria de Análise de Conteúdo como referencial teórico-metodológico. Os resultados obtidos foram divididos com base nos subitens: contexto geral; em relação ao programa; em relação às atividades na escola; em relação às atividades na universidade; e em relação à formação profissional. Observei que o subprojeto contribuiu na formação dos bolsistas, principalmente através da vivência do ambiente escolar e na experiência em sala de aula, além de ter proporcionado experiências positivas e negativas, fazendo os mesmos refletirem sobre a profissão docente. Por fim, esta pesquisa apresentou algumas sugestões para o melhor andamento do programa.The Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (Pibid) has been acknowledged in the last years by its contributions to teacher training courses. In this study, I investigated the role of this program in the graduation of Biology Sciences students in Federal University of Santa Catarina. For this evaluation, I sent an eletronic questionnaire containing 39 open and closed questions to those who participated in the program between 2009 and 2013. I used the Content Analysis theory as a methodological-theoric reference to evaluate the data. The obtained results were separated in the following items: general context; about the program; about the activities in school; about the activities in the university; and about the professional teaching training. I observed that the PIBID’s subproject in Biology Sciences contributed to the scholarship holders’ training, mostly through the experience in the scholar environment and in the classroom. The program has also proportionated negative and positive experiences, making the scholarship holders think about the teacher profession. Finally, this study has presented some suggestions and contributions for the better development of the program.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132761
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View
CarlosPires A5.pdf 1.140Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar