O papel do PIBID na formação de graduandos em Ciências Biológicas da UFSC: percepção de bolsistas de iniciação à docência

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O papel do PIBID na formação de graduandos em Ciências Biológicas da UFSC: percepção de bolsistas de iniciação à docência

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Moraes, Edmundo Carlos de
dc.contributor.author Pires, Carlos Danilo de Oliveira
dc.date.accessioned 2015-05-12T14:42:55Z
dc.date.available 2015-05-12T14:42:55Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132761
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem sido reconhecido nos últimos anos por suas contribuições dentro das licenciaturas, principalmente frente à formação inicial dos docentes. Nesse trabalho, investigo qual o papel do programa na formação dos graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tal avaliação, enviei um questionário contendo 39 perguntas, objetivas e abertas, via correio eletrônico, o qual foi respondido por graduandos participantes do Subprojeto de Ciências Biológicas entre os anos de 2009 a 2013. Para analisar os dados, utilizei a teoria de Análise de Conteúdo como referencial teórico-metodológico. Os resultados obtidos foram divididos com base nos subitens: contexto geral; em relação ao programa; em relação às atividades na escola; em relação às atividades na universidade; e em relação à formação profissional. Observei que o subprojeto contribuiu na formação dos bolsistas, principalmente através da vivência do ambiente escolar e na experiência em sala de aula, além de ter proporcionado experiências positivas e negativas, fazendo os mesmos refletirem sobre a profissão docente. Por fim, esta pesquisa apresentou algumas sugestões para o melhor andamento do programa. pt_BR
dc.description.abstract The Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (Pibid) has been acknowledged in the last years by its contributions to teacher training courses. In this study, I investigated the role of this program in the graduation of Biology Sciences students in Federal University of Santa Catarina. For this evaluation, I sent an eletronic questionnaire containing 39 open and closed questions to those who participated in the program between 2009 and 2013. I used the Content Analysis theory as a methodological-theoric reference to evaluate the data. The obtained results were separated in the following items: general context; about the program; about the activities in school; about the activities in the university; and about the professional teaching training. I observed that the PIBID’s subproject in Biology Sciences contributed to the scholarship holders’ training, mostly through the experience in the scholar environment and in the classroom. The program has also proportionated negative and positive experiences, making the scholarship holders think about the teacher profession. Finally, this study has presented some suggestions and contributions for the better development of the program. pt_BR
dc.format.extent 66 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência pt_BR
dc.subject Formação Inicial de professores pt_BR
dc.subject Ciências Biológicas pt_BR
dc.subject Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation pt_BR
dc.subject Biology Sciences pt_BR
dc.title O papel do PIBID na formação de graduandos em Ciências Biológicas da UFSC: percepção de bolsistas de iniciação à docência pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Cassiani, Suzani


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