Análise do conteúdo de parasitoses em livros didáticos do Ensino Fundamental

DSpace Repository

A- A A+

Análise do conteúdo de parasitoses em livros didáticos do Ensino Fundamental

Show full item record

Title: Análise do conteúdo de parasitoses em livros didáticos do Ensino Fundamental
Author: Orlandi, Elisa Margarita
Abstract: O presente trabalho apresenta resultados de pesquisa referente ao trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo é analisar como o conteúdo relativo ao tema parasitoses é abordado em livros didáticos para o ensino fundamental. O texto apresenta informações sobre a escolha dos livros a serem analisados e a definição dos critérios de análise. Os títulos escolhidos para análise são utilizados pela rede pública de ensino do município de Florianópolis. Durante o processo de elaboração foram construídos oito critérios: qualidade científica do conteúdo textual; forma de apresentação do tema no livro; características textuais; figuras e ilustrações; contextualização; interdisciplinaridade; atividades práticas e exercícios propostos; recursos adicionais. Os resultados indicam que os livros didáticos analisados apresentam aspectos positivos e negativos com relação aos critérios observados. Ainda que este trabalho tenha analisado apenas o conteúdo referente às parasitoses, ele pode auxiliar professores ou futuros professores que tenham interesse em desenvolver um olhar crítico para o livro didático, já que os critérios podem ser adequados aos outros conteúdos.This work presents the results from a research of the end of course assignment; the objective is to analyze how the parasistosis content is approached in the didactic book. The text presents information about the choice of the books analyzed used in the public system of basic education from Florianópolis. During the process eight criteria were built: scientific quality of the textual content; how the theme is present in the book; the textual characteristics ; the illustrations and figures; contextualization; interdisciplinarity; practical activities and proposed exercises; additional resources. The results show that the analyzed didactic books present positive and negative aspects in relation to the criteria observed. Even if the research considers only the parasitosis content, it can help teacher or future teachers that have interests in the subject to develop critic observation towards the didactic book, the criteria can be adapt to other contents.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132571
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
TCCElisaMargaritaOrlandiBIOUFSC-11-2.pdf 1.068Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar