Análise do conteúdo de parasitoses em livros didáticos do Ensino Fundamental

DSpace Repository

A- A A+

Análise do conteúdo de parasitoses em livros didáticos do Ensino Fundamental

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mohr, Adriana
dc.contributor.author Orlandi, Elisa Margarita
dc.date.accessioned 2015-05-04T20:55:07Z
dc.date.available 2015-05-04T20:55:07Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132571
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta resultados de pesquisa referente ao trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo é analisar como o conteúdo relativo ao tema parasitoses é abordado em livros didáticos para o ensino fundamental. O texto apresenta informações sobre a escolha dos livros a serem analisados e a definição dos critérios de análise. Os títulos escolhidos para análise são utilizados pela rede pública de ensino do município de Florianópolis. Durante o processo de elaboração foram construídos oito critérios: qualidade científica do conteúdo textual; forma de apresentação do tema no livro; características textuais; figuras e ilustrações; contextualização; interdisciplinaridade; atividades práticas e exercícios propostos; recursos adicionais. Os resultados indicam que os livros didáticos analisados apresentam aspectos positivos e negativos com relação aos critérios observados. Ainda que este trabalho tenha analisado apenas o conteúdo referente às parasitoses, ele pode auxiliar professores ou futuros professores que tenham interesse em desenvolver um olhar crítico para o livro didático, já que os critérios podem ser adequados aos outros conteúdos. pt_BR
dc.description.abstract This work presents the results from a research of the end of course assignment; the objective is to analyze how the parasistosis content is approached in the didactic book. The text presents information about the choice of the books analyzed used in the public system of basic education from Florianópolis. During the process eight criteria were built: scientific quality of the textual content; how the theme is present in the book; the textual characteristics ; the illustrations and figures; contextualization; interdisciplinarity; practical activities and proposed exercises; additional resources. The results show that the analyzed didactic books present positive and negative aspects in relation to the criteria observed. Even if the research considers only the parasitosis content, it can help teacher or future teachers that have interests in the subject to develop critic observation towards the didactic book, the criteria can be adapt to other contents. pt_BR
dc.format.extent 171 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.subject livro didático pt_BR
dc.subject critérios de análise pt_BR
dc.subject parasitoses pt_BR
dc.subject ensino fundamental pt_BR
dc.subject didatic books pt_BR
dc.subject analisys pt_BR
dc.subject criteria pt_BR
dc.subject parasitosis pt_BR
dc.subject basic education pt_BR
dc.title Análise do conteúdo de parasitoses em livros didáticos do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCCElisaMargaritaOrlandiBIOUFSC-11-2.pdf 1.068Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar