A GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL FRENTE AOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO: BUROCRACIA OU EFICÁCIA?

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A GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL FRENTE AOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO: BUROCRACIA OU EFICÁCIA?

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Título: A GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL FRENTE AOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO: BUROCRACIA OU EFICÁCIA?
Autor: Carvalho, Agenor Manoel de; Machado, Maria de Lourdes; Santos, Carlos Machado dos; Andrade, Maria Celeste de Moura
Resumo: O objetivo desta pesquisa, ainda em andamento, é analisar a eficácia da gestão de Cursos Superiores em duas microrregiões (Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba) de um dos estados brasileiros - Minas Gerais - face aos instrumentos avaliativos a que estão submetidos. Esses estão inseridos nos processos de regulação utilizados pelo INEP/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação e serão confrontados com aqueles usados internamente pelas IES – Instituições de Ensino Superior das regiões em estudo. A metodologia em utilização para o desenvolvimento deste trabalho é o estudo quantitativo-qualitativo, em que se buscará por meio de questionários estruturados, levantar a percepção dos agentes da pesquisa, sobre a influência da avaliação oficial desenvolvida pelo INEP/MEC, em confronto com as avaliações efetuadas pelas IES. Espera-se que o alcance das respostas nos aponte alguns caminhos para ampliar a reflexão sobre a complexidade das interfaces entre avaliação, gestão e qualidade no Ensino Superior do Brasil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132045
Data: 2014-12-05


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