dc.contributor.author |
Carvalho, Agenor Manoel de |
|
dc.contributor.author |
Machado, Maria de Lourdes |
|
dc.contributor.author |
Santos, Carlos Machado dos |
|
dc.contributor.author |
Andrade, Maria Celeste de Moura |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-13T14:44:18Z |
|
dc.date.available |
2015-04-13T14:44:18Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-05 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132045 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo desta pesquisa, ainda em andamento, é analisar a eficácia da gestão de Cursos Superiores em duas microrregiões (Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba) de um dos estados brasileiros - Minas Gerais - face aos instrumentos avaliativos a que estão submetidos. Esses estão inseridos nos processos de regulação utilizados pelo INEP/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação e serão confrontados com aqueles usados internamente pelas IES – Instituições de Ensino Superior das regiões em estudo. A metodologia em utilização para o desenvolvimento deste trabalho é o estudo quantitativo-qualitativo, em que se buscará por meio de questionários estruturados, levantar a percepção dos agentes da pesquisa, sobre a influência da avaliação oficial desenvolvida pelo INEP/MEC, em confronto com as avaliações efetuadas pelas IES. Espera-se que o alcance das respostas nos aponte alguns caminhos para ampliar a reflexão sobre a complexidade das interfaces entre avaliação, gestão e qualidade no Ensino Superior do Brasil. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação. Ensino Superior. Gestão da Qualidade. Regulação. |
pt_BR |
dc.title |
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL FRENTE AOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO: BUROCRACIA OU EFICÁCIA? |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |