Abstract:
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A universidade demanda profissionais que atuem como gestores em funções como chefe de departamento ou diretor de faculdade, exercendo influência sobre as atividades de várias pessoas, possuindo uma agenda imprevisível e dependente de necessidades alheias, tendo que orquestrar uma série de atividades não relacionadas diretamente às atividades docentes. O objetivo é identificar as questões gerenciais norteadoras do processo de transição do professor que se torna gestor universitário. Esta pesquisa fundamenta-se no paradigma da pesquisa qualitativa e caracteriza-se como estudo de caso. Seis professores universitários fizeram parte desse estudo que utilizou a entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo. Quando os gestores universitários entrevistados necessitaram assumir as demandas dos papéis decisórios e interpessoais relatam certa dificuldade, bem como quando demandados de habilidades técnicas e humanas. Já a demanda pela habilidade conceitual, que influencia diretamente no direcionamento e na gestão da organização, foi citada pelos entrevistados como positiva e não houve relatos de fatores geradores de dificuldades durante o processo. |