GESTÃO E GESTORES UNIVERSITÁRIOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

DSpace Repository

A- A A+

GESTÃO E GESTORES UNIVERSITÁRIOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Show simple item record

dc.contributor.author Aguiar, Tammi Juliene Leite de
dc.contributor.author Silva, Fabiula Meneguete Vides da
dc.contributor.author Binotto, Erlaine
dc.date.accessioned 2015-04-13T13:20:41Z
dc.date.available 2015-04-13T13:20:41Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132013
dc.description.abstract A universidade demanda profissionais que atuem como gestores em funções como chefe de departamento ou diretor de faculdade, exercendo influência sobre as atividades de várias pessoas, possuindo uma agenda imprevisível e dependente de necessidades alheias, tendo que orquestrar uma série de atividades não relacionadas diretamente às atividades docentes. O objetivo é identificar as questões gerenciais norteadoras do processo de transição do professor que se torna gestor universitário. Esta pesquisa fundamenta-se no paradigma da pesquisa qualitativa e caracteriza-se como estudo de caso. Seis professores universitários fizeram parte desse estudo que utilizou a entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo. Quando os gestores universitários entrevistados necessitaram assumir as demandas dos papéis decisórios e interpessoais relatam certa dificuldade, bem como quando demandados de habilidades técnicas e humanas. Já a demanda pela habilidade conceitual, que influencia diretamente no direcionamento e na gestão da organização, foi citada pelos entrevistados como positiva e não houve relatos de fatores geradores de dificuldades durante o processo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Gestão universitária, papéis gerenciais, habilidades de gestores. pt_BR
dc.title GESTÃO E GESTORES UNIVERSITÁRIOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-321.pdf 395.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar