dc.contributor.author |
Aguiar, Tammi Juliene Leite de |
|
dc.contributor.author |
Silva, Fabiula Meneguete Vides da |
|
dc.contributor.author |
Binotto, Erlaine |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-13T13:20:41Z |
|
dc.date.available |
2015-04-13T13:20:41Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-05 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132013 |
|
dc.description.abstract |
A universidade demanda profissionais que atuem como gestores em funções como chefe de departamento ou diretor de faculdade, exercendo influência sobre as atividades de várias pessoas, possuindo uma agenda imprevisível e dependente de necessidades alheias, tendo que orquestrar uma série de atividades não relacionadas diretamente às atividades docentes. O objetivo é identificar as questões gerenciais norteadoras do processo de transição do professor que se torna gestor universitário. Esta pesquisa fundamenta-se no paradigma da pesquisa qualitativa e caracteriza-se como estudo de caso. Seis professores universitários fizeram parte desse estudo que utilizou a entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo. Quando os gestores universitários entrevistados necessitaram assumir as demandas dos papéis decisórios e interpessoais relatam certa dificuldade, bem como quando demandados de habilidades técnicas e humanas. Já a demanda pela habilidade conceitual, que influencia diretamente no direcionamento e na gestão da organização, foi citada pelos entrevistados como positiva e não houve relatos de fatores geradores de dificuldades durante o processo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão universitária, papéis gerenciais, habilidades de gestores. |
pt_BR |
dc.title |
GESTÃO E GESTORES UNIVERSITÁRIOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |