Abstract:
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O isolamento do trabalhador é um componente de diversas atividades profissionais. Tanto o professor quanto o contador vivenciam esta situação que tende a confirmar-se no ensino superior da Contabilidade. Entende-se que o Projeto Político-Pedagógico e o Trabalho Docente refletem essa condição. Assim, o problema da pesquisa é: quais aspectos apontam para a ocorrência do isolamento docente no Curso de Ciências Contábeis? O objetivo foi analisar o isolamento do professor do Curso de Ciências Contábeis por intermédio do Projeto Político-Pedagógico e do Trabalho Docente. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualiquantitativa, utilizando-se dos seguintes procedimentos: pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários; e pesquisa bibliográfica. O questionário utilizou a escala de Likert com seis pontos (um a seis) de concordância. Os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva e correlação de Pearson. Conclui-se que fatores decorrentes da vontade institucional, envolvidos no estabelecimento do PPP, bem como os fatores decorrentes da falta de uma visão crítica e de racionalidade docente que sistematize e organize as manifestações isoladas de interação, convergindo-os para um Trabalho Docente colaborativo, configuram e acentuam o isolamento docente. |