CONHECIMENTO, UNIVERSIDADE E INOVAÇÃO: COMO SE RELACIONAM NA GERAÇÃO DE INOVAÇÃO BASEADA EM CONHECIMENTO

DSpace Repository

A- A A+

CONHECIMENTO, UNIVERSIDADE E INOVAÇÃO: COMO SE RELACIONAM NA GERAÇÃO DE INOVAÇÃO BASEADA EM CONHECIMENTO

Show full item record

Title: CONHECIMENTO, UNIVERSIDADE E INOVAÇÃO: COMO SE RELACIONAM NA GERAÇÃO DE INOVAÇÃO BASEADA EM CONHECIMENTO
Author: Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani; Spanhol, Fernando José; Tosta, Humberto Tonani
Abstract: As universidades enquanto geradoras e difusoras de conhecimento são agentes de inovação quando interagem com o meio. O papel da universidade no amparo à inovação depende também do contexto regional, isto significa que nem todas as universidades precisam adotar o mesmo comportamento em termos de política de suporte à inovação. Nesse sentido é necessário estudar mais a fundo a articulação entre a universidade e a sociedade para promover a compreensão mais profunda sobre o papel de cada uma nessa relação para a produção de inovação. Com vistas a conhecer melhor a área e verificar se esta percepção procede foi realizada uma revisão sistemática da literatura. Assim, este artigo visa aprofundar essa análise através da realização de uma revisão sistemática que foi executada a partir das sete etapas básicas propostas por JACKSON et al (2004). Com base nessa discussão, são levantados os fatores catalisadores da inovação, partindo da pesquisa de Goldstein e Drucker (2006), que apontam para seis resultados da pesquisa acadêmica que impactam no desenvolvimento econômico: criação do conhecimento; criação de capital humano; transferência de know how existente; inovação tecnológica; investimento em capital; e liderança regional.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132004
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-312.pdf 592.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar