O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONTRIBUIÇÃO PARA GESTÃO E ENSINO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR DO RECIFE

DSpace Repository

A- A A+

O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONTRIBUIÇÃO PARA GESTÃO E ENSINO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR DO RECIFE

Show full item record

Title: O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONTRIBUIÇÃO PARA GESTÃO E ENSINO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR DO RECIFE
Author: Silva, Maria Caroline Carneiro; Côrtes, Jéssica Maria Muniz; Santos, Jéssica Thaisse Targino dos
Abstract: Esta pesquisa analisou as contribuições do Plano de Desenvolvimento Institucional como ferramenta de planejamento estratégico para gestão e ensino em uma instituição privada de ensino superior do Recife. Para isto, foi realizado um estudo de caso qualitativo, conforme orientado por Charmaz (2009). A coleta de dados foi realizada através de entrevista e análise documental. O estudo corrobora com os estudos de Kich et al. (2010), Rissi et al (2009), Francisco et al (2012) e Pereira (2010) sobre o tema. Foi observado que a instituição utilizou o PDI como ferramenta estratégica e que enfrentou resistência na implantação, porém o saldo foi positivo para instituição visto que contribuiu para a comunicação interna que era um ponto negativo, logo, algo desejado. Quanto a contribuição do PDI no ensino, observa-se que a política de ensino da instituição está inserida no PDI dando suporte à criação do PPI e PPC, dessa forma, a instituição alcançou uma total sintonia e integração com a estratégia traçada no Plano Institucional. Isto influenciou na melhoria da qualidade do ensino que é o principal objetivo da instituição que preza pela qualidade e por um crescimento sustentável à longo prazo.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131844
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-199.pdf 381.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar