Abstract:
|
A aprendizagem possui importância para os professores, pois influi diretamente no modo de trabalho (Barreto, 1986) e por percebem a existência de preferências estratégicas de aprendizagem dos seus alunos. Conhecer o estilo de aprendizagem pode prover estratégias pedagógicas ou métodos de ensino eficazes, facilitando a aprendizagem e o desenvolvimento de novas habilidades. O objetivo da pesquisa foi identificar o perfil e estilo de aprendizagem em 140 estudantes de Graduação em Administração em uma Instituição de Ensino Superior localizado na Serra Gaúcha, no Estado do Rio Grande do Sul. Para atingir o objetivo da pesquisa, utilizou-se o instrumento denominado ILS (Index of Learning Styles) de Felder e Soloman (1991) para identificação dos estilos de aprendizagem propostos por Felder-Silverman (1988) como sendo uma pesquisa com abordagem quantitativa, com objetivo exploratório e descritivo. Os resultados identificaram que 55% dos estudantes de Administração possuem idade entre 18 e 25 anos, com predominância de estudantes do gênero masculino, no qual representam 68,6% do total pesquisado. Quanto ao estilo de aprendizagem, os estudantes de Graduação em Administração são em sua maioria classificados nas dimensões: ativos, verbais e globais, tendo uma preferência moderada por estas dimensões. |