Abstract:
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O presente artigo tem por objetivo, compreender os desafios e perspectivas do processo de desenvolvimento de uma unidade de educação infantil, a partir da homologação da Resolução CNE/CEB nº 01/2011(BRASIL, 2011). Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada junto ao Serviço de Educação Infantil do Hospital Universitário, da Universidade Federal de Santa Catarina (GONÇALVES, 2014). A referida Resolução (BRASIL, 2011) na medida em que normatiza, interfere, substancialmente, no contexto de desenvolvimento social e organizacional da unidade de educação infantil, uma vez que apresenta essencialmente uma contradição no que tange ao papel social da universidade, ou seja, ao mesmo tempo em que a universidade como instituição social no geral, deve atender a toda a comunidade onde está inserida, no singular, ela poderá negar este atendimento desconhecendo a peculiaridade de existência desta unidade educativa. A Resolução (BRASIL, 2011), desconsidera que as unidades de educação infantil ligadas às universidades federais construíram, ao longo de suas trajetórias, as mais diversas formas de organização administrativa e pedagógica, de acordo com as demandas apresentadas em cada contexto. |