Abstract:
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O objetivo do artigo é identificar as concepções e posicionamentos de servidores técnico-administrativos em educação (STAE’s) em relação à burocracia universitária com a qual lidam no cotidiano do seu trabalho. Nosso propósito é abordar a questão da reconfiguração do quadro de pessoal técnico-administrativo nas instituições federais com especial enfoque nas implicações do ingresso de profissionais jovens, ou da chamada geração Y, para o enfrentamento do problema da burocracia na gestão administrativa das universidades. Mediante uma concepção de pesquisa descritiva, abordagem predominantemente qualitativa e estratégia do estudo de caso, analisamos um setor administrativo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os resultados nos revelam que os jovens servidores têm empregado esforços constantes para a flexibilização das estruturas e dinamização dos processos de trabalho. Valorizam a autonomia, a dialogicidade na tomada de decisão e em geral tendem a assumir outras responsabilidades. Esses resultados podem nos servir como indicativos de uma possibilidade de mudanças positivas em direção à reestruturação organizacional e ao aprimoramento das funcionalidades burocráticas que conduzam as universidades federais a patamares mais próximos da excelência administrativa e acadêmica. |