CONCEPÇÕES DA GERAÇÃO Y EM RELAÇÃO À BUROCRACIA UNIVERSITÁRIA

DSpace Repository

A- A A+

CONCEPÇÕES DA GERAÇÃO Y EM RELAÇÃO À BUROCRACIA UNIVERSITÁRIA

Show simple item record

dc.contributor.author Persson, Erik
dc.date.accessioned 2015-04-06T12:01:01Z
dc.date.available 2015-04-06T12:01:01Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131655
dc.description.abstract O objetivo do artigo é identificar as concepções e posicionamentos de servidores técnico-administrativos em educação (STAE’s) em relação à burocracia universitária com a qual lidam no cotidiano do seu trabalho. Nosso propósito é abordar a questão da reconfiguração do quadro de pessoal técnico-administrativo nas instituições federais com especial enfoque nas implicações do ingresso de profissionais jovens, ou da chamada geração Y, para o enfrentamento do problema da burocracia na gestão administrativa das universidades. Mediante uma concepção de pesquisa descritiva, abordagem predominantemente qualitativa e estratégia do estudo de caso, analisamos um setor administrativo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os resultados nos revelam que os jovens servidores têm empregado esforços constantes para a flexibilização das estruturas e dinamização dos processos de trabalho. Valorizam a autonomia, a dialogicidade na tomada de decisão e em geral tendem a assumir outras responsabilidades. Esses resultados podem nos servir como indicativos de uma possibilidade de mudanças positivas em direção à reestruturação organizacional e ao aprimoramento das funcionalidades burocráticas que conduzam as universidades federais a patamares mais próximos da excelência administrativa e acadêmica. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Burocracia. Universidade. Geração Y. Mudança. pt_BR
dc.title CONCEPÇÕES DA GERAÇÃO Y EM RELAÇÃO À BUROCRACIA UNIVERSITÁRIA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-101.pdf 525.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar