Gestão tributária empresarial: perspectivas do planejamento tributário com base em incentivos fiscais na instalação de uma filial

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Gestão tributária empresarial: perspectivas do planejamento tributário com base em incentivos fiscais na instalação de uma filial

Mostrar registro completo

Título: Gestão tributária empresarial: perspectivas do planejamento tributário com base em incentivos fiscais na instalação de uma filial
Autor: Staimbach, Cristini Koerich
Resumo: As empresas brasileiras enfrentam uma carga tributária muito elevada, sendo interessante um estudo mais aprofundado quanto aos impostos incidentes, no sentido de diminuir a sua carga no resultado liquido da empresa. Dentro deste contexto o presente estudo de caso tem como objetivo verificar o impacto financeiro na empresa GAMA Com. de Import. e Export. Lida, nome fictício dado a empresa, considerando as oportunidades fiscais com a instalação de uma filial em outro Estado da Federação e sua implicação como um elemento importante da administração empresarial para a redução do ônus tributário e maximização dos lucros. Os objetivos específicos são: demonstrar a importância e necessidade de um planejamento tributário numa empresa, aprofundar o conhecimento sobre os conceitos e a incidência de alguns tributos, verificar a relevância dos incentivos fiscais como instrumento para o alcance de vantagem competitiva no mercado, apresentar os reflexos financeiros na aplicação do planejamento tributário com a redução do pagamento de tributos e conseqüente aumento dos lucros e por fim propor um plano de ação para melhoria do processo de gestão tributária. Este estudo justifica-se pela economia tributária que a mesma alcançou seguindo as regras legais em vigor. Para tanto, o estudo foi realizado somente sobre o feijão preto, principal produto comercializado pela empresa. Caracteriza-se como um estudo qualitativo, próprio para a avaliação formativa. Quanto aos fins como exploratório e descritivo. Os meios de investigação utilizados foram pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas não estruturadas. Os resultados encontrados demonstram a importância do planejamento tributário como uma ferramenta da administração empresarial, fazendo com que reduza o ônus tributário incidente e se posicione melhor no mercado. Por fim, são traçados alguns planos de ação para a empresa melhorar o processo de planejamento tributário, que deve ser incorporado no dia-a-dia da empresa, para efetuá-lo de uma maneira mais eficiente.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130644
Data: 2007


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Adm291462.pdf 9.088Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar