Gestão tributária empresarial: perspectivas do planejamento tributário com base em incentivos fiscais na instalação de uma filial

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Gestão tributária empresarial: perspectivas do planejamento tributário com base em incentivos fiscais na instalação de uma filial

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Costa, Alexandre Marino
dc.contributor.author Staimbach, Cristini Koerich
dc.date.accessioned 2015-03-13T19:32:30Z
dc.date.available 2015-03-13T19:32:30Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130644
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract As empresas brasileiras enfrentam uma carga tributária muito elevada, sendo interessante um estudo mais aprofundado quanto aos impostos incidentes, no sentido de diminuir a sua carga no resultado liquido da empresa. Dentro deste contexto o presente estudo de caso tem como objetivo verificar o impacto financeiro na empresa GAMA Com. de Import. e Export. Lida, nome fictício dado a empresa, considerando as oportunidades fiscais com a instalação de uma filial em outro Estado da Federação e sua implicação como um elemento importante da administração empresarial para a redução do ônus tributário e maximização dos lucros. Os objetivos específicos são: demonstrar a importância e necessidade de um planejamento tributário numa empresa, aprofundar o conhecimento sobre os conceitos e a incidência de alguns tributos, verificar a relevância dos incentivos fiscais como instrumento para o alcance de vantagem competitiva no mercado, apresentar os reflexos financeiros na aplicação do planejamento tributário com a redução do pagamento de tributos e conseqüente aumento dos lucros e por fim propor um plano de ação para melhoria do processo de gestão tributária. Este estudo justifica-se pela economia tributária que a mesma alcançou seguindo as regras legais em vigor. Para tanto, o estudo foi realizado somente sobre o feijão preto, principal produto comercializado pela empresa. Caracteriza-se como um estudo qualitativo, próprio para a avaliação formativa. Quanto aos fins como exploratório e descritivo. Os meios de investigação utilizados foram pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas não estruturadas. Os resultados encontrados demonstram a importância do planejamento tributário como uma ferramenta da administração empresarial, fazendo com que reduza o ônus tributário incidente e se posicione melhor no mercado. Por fim, são traçados alguns planos de ação para a empresa melhorar o processo de planejamento tributário, que deve ser incorporado no dia-a-dia da empresa, para efetuá-lo de uma maneira mais eficiente. pt_BR
dc.format.extent 55 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Administração empresarial pt_BR
dc.subject Planejamento Tributário pt_BR
dc.subject Incentivos Fiscais pt_BR
dc.title Gestão tributária empresarial: perspectivas do planejamento tributário com base em incentivos fiscais na instalação de uma filial pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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