Abstract:
|
Este trabalho, primeiramente, apresenta o contexto de surgimento das universidades corporativas em substituição aos departamentos de treinamento e desenvolvimento. A fundamentação teórica evidencia os conceitos, objetivos e principias das universidades corporativas, além disso, aborda a questão dos paradigmas e do comportamento. A pesquisa tem como objetivo principal demonstrar os reflexos da implantação das universidades corporativas no comportamento dos colaboradores da agência Avenida Bady Bassit do Banco Real e da agência Dezenove de Março da Caixa Econômica Federal, localizadas na cidade de São José do Rio Preto — SP. Para isso, foi realizado um levantamento de campo com trinta e oito funcionários de ambas as agencias em uma abordagem quantitativa e utilizando questionários auto preenchidos como instrumento de coleta de dados. Os resultados indicam que as universidades corporativas das empresas participantes da pesquisa tem obtido sucesso ao melhorar o desempenho, qualificação profissional, comprometimento e motivação dos colaboradores das agências pesquisadas. Além disso, apresenta-se a avaliação dos cursos oferecidos pelas universidades corporativas e os tipos de treinamentos mais importantes para a qualificação profissional, de acordo com os colaboradores. |