dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Otani, Nilo |
|
dc.contributor.author |
Fortunato, Renato Augusto |
|
dc.date.accessioned |
2015-03-11T18:22:16Z |
|
dc.date.available |
2015-03-11T18:22:16Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130458 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho, primeiramente, apresenta o contexto de surgimento das universidades corporativas em substituição aos departamentos de treinamento e desenvolvimento. A fundamentação teórica evidencia os conceitos, objetivos e principias das universidades corporativas, além disso, aborda a questão dos paradigmas e do comportamento. A pesquisa tem como objetivo principal demonstrar os reflexos da implantação das universidades corporativas no comportamento dos colaboradores da agência Avenida Bady Bassit do Banco Real e da agência Dezenove de Março da Caixa Econômica Federal, localizadas na cidade de São José do Rio Preto — SP. Para isso, foi realizado um levantamento de campo com trinta e oito funcionários de ambas as agencias em uma abordagem quantitativa e utilizando questionários auto preenchidos como instrumento de coleta de dados. Os resultados indicam que as universidades corporativas das empresas participantes da pesquisa tem obtido sucesso ao melhorar o desempenho, qualificação profissional, comprometimento e motivação dos colaboradores das agências pesquisadas. Além disso, apresenta-se a avaliação dos cursos oferecidos pelas universidades corporativas e os tipos de treinamentos mais importantes para a qualificação profissional, de acordo com os colaboradores. |
pt_BR |
dc.format.extent |
82 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Corporativa |
pt_BR |
dc.subject |
Mudança |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento |
pt_BR |
dc.title |
Universidade corporativa: os reflexos no comportamento dos colaboradores de duas agências bancárias de São José do Rio Preto - SP |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |