A brincadeira no desenvolvimento da criança: uma aproximação às contribuições da Teoria Histórico Cultural.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A brincadeira no desenvolvimento da criança: uma aproximação às contribuições da Teoria Histórico Cultural.

Mostrar registro completo

Título: A brincadeira no desenvolvimento da criança: uma aproximação às contribuições da Teoria Histórico Cultural.
Autor: Souza, Marli de
Resumo: Neste trabalho, buscamos apresentar algumas reflexões sobre as aproximações entre as contribuições teóricas de Lev Semenovich Vigotski e seus colaboradores para a compreensão da brincadeira no desenvolvimento da criança. Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico, em que buscamos, em alguns textos de referência sobre a temática, tecer aproximações sobre a categoria brincadeira, buscando compreender seu papel, sua importância no processo de desenvolvimento da criança. Uma de nossas inquietações foi como docente buscar saber mais sobre o brincar na Educação Infantil, conhecendo sua importância e as possibilidades de um trabalho pedagógico que os valorizasse em todo o seu potencial formativo. E embora o recorte da pesquisa seja a categoria brincadeira, compreendemos que trata-se de um processo de desenvolvimento em que as diferentes funções, como a memória e a atenção voluntárias, a imaginação, o pensamento e a linguagem, influenciam-se mutuamente, constituindo um sistema integrativo, cujas partes não se separam. No processo da pesquisa a reflexão teórica possibilitou um tomar consciência a respeito da importância do brincar nessa fase do desenvolvimento Infantil e os avanços necessários na prática pedagógica. Como resultados ainda em processo foi importante perceber que, ao motivar o brincar, bem como as demais atividades de expressão tornar-se possível contribuir para a formação de capacidades essenciais para desenvolvimento das crianças. Consideramos essencial afirmar que a mudança de práticas pedagógicas tão cristalizadas passam, necessariamente, pela via do aprofundamento teórico, possível quando o trabalho de pesquisar está diretamente ligado às necessidades e anseios dos sujeitos que pesquisam e foi o que de fato pudemos constatar na singularidade desta pesquisa.
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130394
Data: 2014-09-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
artespedinfplfns2ed016.pdf 768.8Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo principal

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar