A brincadeira no desenvolvimento da criança: uma aproximação às contribuições da Teoria Histórico Cultural.

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A brincadeira no desenvolvimento da criança: uma aproximação às contribuições da Teoria Histórico Cultural.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Chagas, Lilane Maria de Moura
dc.contributor.author Souza, Marli de
dc.date.accessioned 2015-03-10T13:04:27Z
dc.date.available 2015-03-10T13:04:27Z
dc.date.issued 2014-09-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130394
dc.description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho, buscamos apresentar algumas reflexões sobre as aproximações entre as contribuições teóricas de Lev Semenovich Vigotski e seus colaboradores para a compreensão da brincadeira no desenvolvimento da criança. Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico, em que buscamos, em alguns textos de referência sobre a temática, tecer aproximações sobre a categoria brincadeira, buscando compreender seu papel, sua importância no processo de desenvolvimento da criança. Uma de nossas inquietações foi como docente buscar saber mais sobre o brincar na Educação Infantil, conhecendo sua importância e as possibilidades de um trabalho pedagógico que os valorizasse em todo o seu potencial formativo. E embora o recorte da pesquisa seja a categoria brincadeira, compreendemos que trata-se de um processo de desenvolvimento em que as diferentes funções, como a memória e a atenção voluntárias, a imaginação, o pensamento e a linguagem, influenciam-se mutuamente, constituindo um sistema integrativo, cujas partes não se separam. No processo da pesquisa a reflexão teórica possibilitou um tomar consciência a respeito da importância do brincar nessa fase do desenvolvimento Infantil e os avanços necessários na prática pedagógica. Como resultados ainda em processo foi importante perceber que, ao motivar o brincar, bem como as demais atividades de expressão tornar-se possível contribuir para a formação de capacidades essenciais para desenvolvimento das crianças. Consideramos essencial afirmar que a mudança de práticas pedagógicas tão cristalizadas passam, necessariamente, pela via do aprofundamento teórico, possível quando o trabalho de pesquisar está diretamente ligado às necessidades e anseios dos sujeitos que pesquisam e foi o que de fato pudemos constatar na singularidade desta pesquisa. pt_BR
dc.format.extent 58 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Teoria Histórico–Cultural pt_BR
dc.subject Brincadeira pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title A brincadeira no desenvolvimento da criança: uma aproximação às contribuições da Teoria Histórico Cultural. pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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