Abstract:
|
Este trabalho se refere ao debate existente sobre a relação crechefamília, sendo resultado de reflexões realizadas no curso de Especialização em Educação Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC. O objetivo de análise do estudo foi identificar e evidenciar elementos possibilitadores de interação entre essas instituições. O foco de realização dessa pesquisa foi uma creche pública do município de Florianópolis que enfatiza no seu cotidiano a importância das aproximações com as famílias das crianças com as quais trabalha, realizando um estudo mais voltado para um grupo de crianças de 4 e 5 anos, traçando paralelos com registros de campo da minha própria prática neste grupo. O aporte teórico que subsidiou tal pesquisa esta voltado para uma relação de dialogo e respeito entre as famílias e a instituição de educação infantil, tendo a criança como sujeito de direitos. O texto apresenta reflexões sobre esta inquietante relação entre a creche e as famílias que a frequentam, trazendo apontamentos sobre o inserimento destas famílias ao cotidiano da Unidade Educativa. Por meio desta pesquisa foi possível perceber o anseio desta unidade para melhor receber e incorporar a participação das famílias no dia a dia da mesma, porém percebeu-se também, que para se tornar possível esta relação de respeito mútuo, faz-se necessário um maior investimento nas políticas publicas para a Educação Infantil e formação profissional do corpo docente da unidade, bem como da rede municipal como um todo. |