Relações entre creche e família: apontamentos sobre a inserção das famílias na Educação Infantil.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Relações entre creche e família: apontamentos sobre a inserção das famílias na Educação Infantil.

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lima, Patrícia de Moraes
dc.contributor.author Sacon, Lucilde
dc.date.accessioned 2015-03-10T13:00:19Z
dc.date.available 2015-03-10T13:00:19Z
dc.date.issued 2014-09-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130393
dc.description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho se refere ao debate existente sobre a relação crechefamília, sendo resultado de reflexões realizadas no curso de Especialização em Educação Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC. O objetivo de análise do estudo foi identificar e evidenciar elementos possibilitadores de interação entre essas instituições. O foco de realização dessa pesquisa foi uma creche pública do município de Florianópolis que enfatiza no seu cotidiano a importância das aproximações com as famílias das crianças com as quais trabalha, realizando um estudo mais voltado para um grupo de crianças de 4 e 5 anos, traçando paralelos com registros de campo da minha própria prática neste grupo. O aporte teórico que subsidiou tal pesquisa esta voltado para uma relação de dialogo e respeito entre as famílias e a instituição de educação infantil, tendo a criança como sujeito de direitos. O texto apresenta reflexões sobre esta inquietante relação entre a creche e as famílias que a frequentam, trazendo apontamentos sobre o inserimento destas famílias ao cotidiano da Unidade Educativa. Por meio desta pesquisa foi possível perceber o anseio desta unidade para melhor receber e incorporar a participação das famílias no dia a dia da mesma, porém percebeu-se também, que para se tornar possível esta relação de respeito mútuo, faz-se necessário um maior investimento nas políticas publicas para a Educação Infantil e formação profissional do corpo docente da unidade, bem como da rede municipal como um todo. pt_BR
dc.format.extent 37 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject creche e Família pt_BR
dc.title Relações entre creche e família: apontamentos sobre a inserção das famílias na Educação Infantil. pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
artespedinfplfns2ed015.pdf 493.2Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo principal

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar