A acessibilidade para a criança com deficiência visual numa instituição de educação infantil.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A acessibilidade para a criança com deficiência visual numa instituição de educação infantil.

Mostrar registro completo

Título: A acessibilidade para a criança com deficiência visual numa instituição de educação infantil.
Autor: da Silva, Marlene Maria
Resumo: A perspectiva da educação inclusiva vem tomando grande proporção no cenário da educação brasileira. O presente artigo analisa as condições de acessibilidade para a criança com deficiência visual numa instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis no estado de Santa Catarina. O estudo foi realizado no segundo semestre de 2011, por meio de um Projeto de Observação Pedagógica (POP). Com base no processo histórico e na concepção e legislação atuais que contemplam a diversidade na deficiência visual, o texto aborda quais as condições de acesso e permanência de uma criança cega no cotidiano de uma escola de Educação Infantil. A pesquisa utiliza como material para análise os dados do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição, bem como os registros realizados durante a observação participante e as conversas com os diferentes profissionais da creche. A questão que permeia o estudo é sobre a acessibilidade para crianças cegas no contexto do ensino regular. Quais desafios enfrentados pela instituição de ensino para efetivar a inclusão de crianças com deficiência visual? O período da observação é atravessado por dúvidas, inconsistências e contradições; inserir a criança cega numa sala de aula não assegura sua aprendizagem e desenvolvimento. A perspectiva inclusiva somente será garantida com programas pedagógicos adequados, investimentos no espaço físico e sensibilização e formação continuada para professores e demais profissionais que atuam com as crianças. A deficiência visual requer especificidades na condução da prática pedagógica para efetivar um bom desempenho educacional, social e emocional da criança e, deixar para trás os ambientes segregados.
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129941
Data: 2012-03-19


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
artespedinfplfns1ed003.pdf 332.3Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo principal

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar