A acessibilidade para a criança com deficiência visual numa instituição de educação infantil.

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A acessibilidade para a criança com deficiência visual numa instituição de educação infantil.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Ligia Mara
dc.contributor.author da Silva, Marlene Maria
dc.date.accessioned 2015-02-18T16:35:53Z
dc.date.available 2015-02-18T16:35:53Z
dc.date.issued 2012-03-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129941
dc.description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. pt_BR
dc.description.abstract A perspectiva da educação inclusiva vem tomando grande proporção no cenário da educação brasileira. O presente artigo analisa as condições de acessibilidade para a criança com deficiência visual numa instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis no estado de Santa Catarina. O estudo foi realizado no segundo semestre de 2011, por meio de um Projeto de Observação Pedagógica (POP). Com base no processo histórico e na concepção e legislação atuais que contemplam a diversidade na deficiência visual, o texto aborda quais as condições de acesso e permanência de uma criança cega no cotidiano de uma escola de Educação Infantil. A pesquisa utiliza como material para análise os dados do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição, bem como os registros realizados durante a observação participante e as conversas com os diferentes profissionais da creche. A questão que permeia o estudo é sobre a acessibilidade para crianças cegas no contexto do ensino regular. Quais desafios enfrentados pela instituição de ensino para efetivar a inclusão de crianças com deficiência visual? O período da observação é atravessado por dúvidas, inconsistências e contradições; inserir a criança cega numa sala de aula não assegura sua aprendizagem e desenvolvimento. A perspectiva inclusiva somente será garantida com programas pedagógicos adequados, investimentos no espaço físico e sensibilização e formação continuada para professores e demais profissionais que atuam com as crianças. A deficiência visual requer especificidades na condução da prática pedagógica para efetivar um bom desempenho educacional, social e emocional da criança e, deixar para trás os ambientes segregados. pt_BR
dc.format.extent 20 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.title A acessibilidade para a criança com deficiência visual numa instituição de educação infantil. pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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