As mídias como ferramenta de compartilhamento de conhecimento: estudo de caso em uma startup

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As mídias como ferramenta de compartilhamento de conhecimento: estudo de caso em uma startup

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Título: As mídias como ferramenta de compartilhamento de conhecimento: estudo de caso em uma startup
Autor: Rodrigues, Tatiana Zacheo
Resumo: A competitividade exige o compartilhamento do conhecimento quase em tempo real para que ocorra o aperfeiçoamento constante dos processos, agilidade na troca de informação entre colaboradores esta keholders, capacitação dos mesmos para garantia de atendimento qualificado, entrega de serviços e produtos inovadores, entre outros fatores, que geram o sucesso de uma organização. A cooperação em rede torna-se atributo estratégico para as organizações a fim de aperfeiçoar os processos nas diversas cadeias produtivas. Nesse contexto, como apoio às necessidades das organizações, as mídias sociais são percebidas como oportunidades potenciais no compartilhamento do conhecimento, principalmente no caso das organizações que necessitam de inovação constante e vantagens competitivas como é o caso das startups. O presente trabalho, tem como objetivo geral analisar o uso das mídias sociais como ferramenta de compartilhamento de conhecimento na startup Ahgora Sistemas Ltda. A investigação por estudo de caso deu-se na startup brasileira Ahgora Sistemas Ltda, situada em Santa Catarina, Brasil. Para tanto, foi, inicialmente, realizada a pesquisa por formulário com os membros da organização. E, posteriormente, com aqueles membros que responderam utilizar a ferramenta com alta frequência ou baixa frequência foram aplicadas entrevistas semi estruturadas. Dentre os resultados, verificou-se que o compartilhamento de conhecimento acorreu com maior intensidade na forma de compartilhamento de informações e documentos. As respostas vindas da startup apresentam o envio de email com documentos como a ação mais frequente, a segunda ação é o uso das mídias sociais para acesso aos documentos publicados e, em terceiro, os chats para discutir questões profissionais. O estudo mostra, ainda, que o uso das mídias sociais varia de acordo com as limitações e incentivos da organização. Foi possível confirmar que as mídias sociais possuem a capacidade de apoiar a etapa de compartilhamento do conhecimento ao gerar a comunicação livre e não hierárquica entre os colaboradores. Os colaboradores utilizam as mídias para a resolução diária de problemas sem precisar de interações presenciais. Assim sendo, pode-se concluir que as mídias sociais contribuem para o compartilhamento de conhecimento na startup, objeto do estudo.<br>Abstract: Competitiveness requires knowledge sharing almost in real time to the constant improvement of processes, agile exchange of information between employees and stakeholders, empowering them, creating innovative products and services, among other factors occurring time that generate the success of an organization. The network cooperation is strategic attribute for organizations to improve the processes in the various supply chains. In this context, to support the needs of organizations, social media are perceived as potential opportunities in knowledge sharing, especially in the case of organizations that require constant innovation and competitive advantages such as startups. It was initially carried out by the research form with members of the organization. And later, with those members who responded use the tool with high frequency or low frequency semi structured interviews were applied. Among the results, it was found that knowledge sharing rushed with greater intensity in the form of information and document sharing. The responses coming from startup feature to send e-mail with documents as the most frequent action, the second action is the use of social media for access to published documents and thirdly, chats to discuss professional issues. The study also shows that the use of social media varies according to the constraints and incentives of the organization. It was confirmed that social media have the ability to support the step of sharing knowledge to generate free and nonhierarchical communication between employees. Employees use the media for daily problem solving without face interactions. Thus, we can conclude that social media contribute to knowledge sharing in the startup..
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129675
Data: 2014


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