Associação entre o comportamento sedentário e o consumo de produtos ultraprocessados em adultos: estudo de base populacional

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Associação entre o comportamento sedentário e o consumo de produtos ultraprocessados em adultos: estudo de base populacional

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Title: Associação entre o comportamento sedentário e o consumo de produtos ultraprocessados em adultos: estudo de base populacional
Author: Edler, Flora Santos
Abstract: Introdução: A melhoria das condições socioeconômicas e do aumento da escolaridade ocorrida nos últimos cinquenta anos no Brasil ocasionou mudanças nos padrões dietéticos e nutricionais da população principalmente em relação as fontes alimentícias, levando os indivíduos a um consumo elevado de alimentos e bebidas altamente processados. O consumo de produtos ultraprocessados (PUP) tem sido crescente, esses caracterizam-se por alimentos que passam por um intenso processamento industrial, com a finalidade de criar produtos "prontos para aquecer ou consumir". No Brasil, o consumo de PUP é responsável por quase um quarto do total do consumo de alimentos. Uma dieta com elevado consumo de PUP, que em sua maior parte constituem-se de quantidades bastante significativas de açúcar, sal e/ou gordura saturada e trans, pode aumentar a prevalência de obesidade e de DCNT. O consumo de PUP pode ser favorecido por comportamentos sedentários como assistir televisão ou utilizar o computador, seja porque nesses meios de comunicação existe um grande número de propagandas voltadas para esse tipo de produto, ou pela facilidade do consumo de PUP nessas situações. Objetivos: Estimar a prevalência de consumo elevado de PUP, caracterizar a distribuição do consumo segundo variáveis sociodemográficas e investigar a sua associação com variáveis indicadoras de comportamento sedentário. Metodologia: Estudo transversal de base populacional realizado com 450 adultos residentes na zona urbana da cidade de Florianópolis no estado de Santa Catarina, Sul do Brasil no ano de 2012. O consumo de PUP foi coletado através de dois R24h (o primeiro em entrevista face a face e o segundo via telefone), as informações sobre as variáveis de exposição tempo de tela (assistir televisão e utilizar o computador) durante os dias da semana e durante o final de semana e foram coletadas através de entrevista telefônica por meio de um questionário, as variáveis sociodemográficas também foram coletadas por questionário pré-testado em entrevista face a face. Os dados de alimentação foram tabulados no software NDSR e posteriormente transferidos para o software STATA 11 no qual também foram realizadas as análises estatísticas respeitando um nível de significância de 5%. As análises foram realizadas considerando o processo de amostragem por conglomerados e os respectivos pesos amostrais. Os resultados foram ajustados para variáveis sociodemográficas usando regressão logística. Resultados: Dos 450 avaliados, 41,3% deles eram sexo masculino. O consumo elevado de PUP esteve presente em 34% dos avaliados sendo este valor semelhante entre o sexo, cor da pele e renda. O consumo elevado foi significativamente maior entre os mais jovens (38,9%), solteiros (41,5%) e com maior escolaridade (38,5%) (valor-p 0,043, 0,021, 0,029 respectivamente). Na análise bruta as variáveis de comportamento sedentário que estiveram associadas ao consumo elevado de PUP foram às horas de utilização do computador tanto em dias de semana como em finais de semana (p- valor 0,021 e 0,003 respectivamente). As horas de televisão não estiveram associadas ao consumo em excesso de PUP. Foi analisada ainda uma variável que combinou o tempo total diário de televisão e computador. Para esta encontrou-se associação positiva com o consumo de PUP (valor-p=0,032). Após ajuste para variáveis sociodemográficas a única que permaneceu associada foi o tempo de utilização do computador no final de semana (odds 76% maior para =4 horas/dia do que entre aqueles com =1 hora/dia). Conclusão: Os resultados do estudo mostraram uma alta prevalência de consumo de PUP e uma associação positiva entre o comportamento sedentário e o consumo desses produtos indicando que quanto maior o tempo de tela maior o consumo de PUP. Considerando que este tipo de produto contém alto teor de sal, açúcar e gordura saturada pode contribuir para o aumento da obesidade e DCNT. Desta forma, o desafio para a saúde pública não é apenas investigar as prevalências de consumo desses produtos, mas também os motivos para o aumento do consumo de PUP, e assim definir políticas e programas de saúde abrangentes que favoreçam mudanças de comportamento na população.<br>Abstract: Introduction: The improvement of socioeconomic conditions and increased schooling occurred in the last fifty years in Brazil caused changes in dietary and nutritional standards of the population especially regarding food sources, leading individuals to a high consumption of highly processed foods and beverages. These changes led to an increase in the prevalence of obesity as well as rise of chronic non-communicable diseases (NCDs). The consumption ultraprocessados products (PUP) has been increasing in Brazil PUP consumption accounts for almost a quarter of total food consumption. A diet with high consumption of PUP, which mostly are made up of large amounts of sugar, salt and / or saturated and trans fat may increase the prevalence of obesity and consequently several NCDs. The consumption of PUP may be favored by sedentary behaviors such as watching television or using the computer, it's because those media are a large number of advertisements aimed at this type of product, or the ease of use of PUP in these situations. Objectives: To estimate the prevalence of high intake of PUP, characterizing the distribution of consumption by sociodemographic variables and investigate their association with variables indicative of sedentary behavior. Methodology: Cross-sectional population-based study conducted with 450 adults living in the urban area of the city of Florianópolis in the state of Santa Catarina, southern Brazil in the year 2012 consumption PUP was collected through two R24h (in the first face to face interview and the second via telephone), information on exposure variables screen time (watching television and using the computer) during the weekdays and during the weekend and were collected by telephone interview using a questionnaire, the variables sociodemographic characteristics were also collected by pre-tested questionnaire administered face to face. The data were tabulated in power NDSR software and then transferred to STATA 11 software which also respecting the statistical analyzes a significance level of 5% were performed. The analyzes were performed considering the process of cluster sampling and their sampling weights. Results were adjusted for sociodemographic variables using logistic regression. Results: Of the 450 evaluated, 41.3% were male. The high consumption of PUP was present in 34% of the assessed value this being similar between gender, race and income. High consumption was significantly higher among younger (38,9%), single (41.5%) and higher education (38.5%) (p-value 0,043, 0,021, 0,029 respectively). In the crude analysis, the variables of sedentary behavior were associated with high consumption of SSP were to hours of computer use both on weekdays and on weekends (p-value 0.021 and 0.003 respectively). The hours of television were not associated with excessive consumption of PUP. A variable that combined the daily time of television and computer with four categories was also analyzed. For this positive association was found with consumption of SSP (p-value = 0.032). After adjusting for sociodemographic variables that remained associated only was the time of computer use on weekends (76% higher odds for = 4 hours / day than among those with = 1 hour / day). Conclusion: The results of the study showed a high prevalence of PUP and a positive association between sedentary behavior and the consumption of these products as more longer exposure time consumption. Since this type of product with a high content of salt, sugar and saturated fat may contribute to the rise in obesity and NCD. Thus the challenge for public health is not only to investigate the prevalence of consumption of these products plus also the reasons for the increased consumption of PUP, and so set of comprehensive health policies and programs that promote behavior change in the population.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Florianópolis, 2014
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128724
Date: 2014


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