Lazer e Educação Física: textos didáticos para a formação de profissionais do lazer

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Lazer e Educação Física: textos didáticos para a formação de profissionais do lazer

Mostrar registro completo

Título: Lazer e Educação Física: textos didáticos para a formação de profissionais do lazer
Autor: Silva, Cinthia Lopes da; Silva, Tatyane Perna
Resumo: Tradicionalmente, nos cursos de formação profissional em Educação Física, tem sido predominante uma visão de lazer assistencialista e funcionalista. Para que seja possível rever essa tradição, entendemos como fundamental os estudantes terem acesso ao conhecimento das Ciências Sociais e Humanas. Para isso, foi realizada uma pesquisa com os objetivos de: 1) identificar o conhecimento sobre lazer de estudantes de Educação Física de uma instituição privada de ensino superior do estado de São Paulo e 2) construir uma coletânea de textos didáticos relacionada ao tema lazer e Educação Física, tendo como referência produções de autores brasileiros e portugueses. Como procedimentos metodológicos foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, caracterizando um estudo eminentemente qualitativo. Na pesquisa bibliográfica tivemos como base as diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos, de acordo com Severino (2007): foram realizadas análises textual, temática e interpretativa, problematização e síntese pessoal. A pesquisa de campo foi realizada com 14 estudantes de Educação Física da UNIMEP, sendo o grupo composto por acadêmicos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura. A técnica de pesquisa utilizada foi a entrevista semi-estruturada. Como resultados, a maioria dos estudantes apresentou respostas próximas ao senso comum, relacionando o lazer ao divertimento e descanso. Além disso, a maioria dos entrevistados associou o lazer a atividades esportivas, recreativas, sem fazer menção aos demais conteúdos/interesses culturais (social, artístico, intelectual, manual, turístico). Identificamos ainda alguns pontos que foram base para a escrita dos textos didáticos, como por exemplo, a questão da dificuldade dos estudantes em estabelecer a relação entre lazer e Educação Física, a necessidade de apontar a diferença entre trabalho e lazer, a importância de se entender que o lazer se dá nos mais variados locais (academias, clubes, ginásios, entre outros) e a questão do lazer em relação à escola. Com base nesses dados, escrevemos os seguintes textos didáticos: 1) Lazer e cultura, 2) Lazer e escola, 3) Os conteúdos do lazer e a especificidade da educação física, 4) Lazer e Educação Física, 5) Lazer e esporte, 6) Lazer e a relação teoria e prática, 7) Lazer e academia, 8) Lazer e trabalho, 9) Lazer e qualidade de vida, 10) Lazer e as fases da vida. Para a escrita dos textos tivemos como referência os autores brasileiros (Nelson C. Marcellino, Gisele M. Schwartz, Giovani de L. Pires, Helder F. Isayama, Christianne L. Gomes, José Vicente de Andrade, Yara Carvalho, Fabiana F. Freitas, Wagner Wey Moreira, Selene C. Herculano, Mauro Betti, Lênea Gaelzer, Elisângela A. M. Fraga, Cinthia Lopes da Silva, José Guilherme Magnani, Carmen Cinira de Macedo), portugueses (Manuela Hasse, Ana L. Pereira, Armanda Pinto da Mota Matos, Beatriz Pereira, Carlos Neto, Rosa Maria Lopes Martins) e uma autora brasileira que desenvolveu pesquisa em Portugal (Kenia Luiza Ferreira Rocha).
Descrição: Relatório de Cumprimento do Objeto - Pesquisa Rede CEDES
URI: http://www.cedes.ufsc.br:8080/xmlui/handle/123456789/411
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128016
Data: 2013-03-04


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Anexo XXVII Ro ... jeto Atualizado - 2012.doc 288.5Kb Microsoft Word Visualizar/Abrir Relatório de pesquisa

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar