Lourenço Filho e a matematização da pedagogia: dos testes psicológicos para os testes pedagógicos

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Lourenço Filho e a matematização da pedagogia: dos testes psicológicos para os testes pedagógicos

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Título: Lourenço Filho e a matematização da pedagogia: dos testes psicológicos para os testes pedagógicos
Autor: Bassinello, Ieda
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar as transformações ocorridas no cotidiano escolar e à matemática, especialmente, a partir da aplicação de testes psicológicos no período conhecido na história da educação como movimento da Escola Nova. Aponta Manoel Bergström Lourenço Filho como protagonista de uma pedagogia científica, ao desenvolver os Testes ABC: para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita. A obra orientou a organização das turmas escolares em classes homogêneas e permitiu pensar em novas práticas pedagógicas. Dos Testes ABC, passou-se aos testes pedagógicos no meio escolar. Esse processo evidenciou a matematização da pedagogia. Tal transformação é caracterizada pela técnica de mensuração; de avalições escolares estandardizadas; de dados quantitativos ou estatísticos, os quais a experimentação é ingrediente indispensável para procurar atestar o bom funcionamento do sistema educacional. O Relatório das Atividades desenvolvidas durante o ano de 1936, no curso primário anexo à Escola Normal de Casa Branca (interior de São Paulo) e as Revistas de Educação que circularam na década de 1930 constituem-se como fontes principais desta pesquisa, permitindo verificar historicamente como se consolidou o avanço do entendimento das relações constituídas entre o campo pedagógico e o campo matemático. Particularmente, interessou entender o impacto dos Testes ABC na constituição dos testes pedagógicos para avaliação do ensino de matemática, sob o ferramental teórico e metodológico da História Cultural. Como conclusões, a pesquisa apontará representações construídas no âmbito de uma matematização da pedagogia, que se fizeram presentes até os dias atuais como, por exemplo, a homogeneização entre os alunos e avaliações divididas em níveis de dificuldade.
Descrição: Bassinello, Ieda Lourenço Filho e a matematização da pedagogia: dos testes psicológicos para os testes pedagógicos / Ieda Bassinello. Guarulhos, 2014. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, 2014. Orientador: Wagner Rodrigues Valente Título em inglês: Lourenço Filho and mathematization of pedagogy: psychological testing for educational testing 1. Educação matemática 2. Pedagogia científica 3. Escola Nova 4. Teste ABC 5. Testes pedagógicos 6. Testes psicológicos. I. Título
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125846
Data: 2014


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