Formação do Preço de Venda com base no método de Custeio Variável ou Direto em uma empresa prestadora de Serviços de Instalações Elétricas

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Formação do Preço de Venda com base no método de Custeio Variável ou Direto em uma empresa prestadora de Serviços de Instalações Elétricas

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Title: Formação do Preço de Venda com base no método de Custeio Variável ou Direto em uma empresa prestadora de Serviços de Instalações Elétricas
Author: Nogueira, Mauro Reis
Abstract: Entre diversas metodologias de formação do preço de venda existentes, adotou-se o método baseado no custeio variável ou direto, onde todos os custos e despesas fixas são alocados direto para o resultado, sendo incorridos para os produtos e serviços, somente os gastos variáveis. Neste método há uma contribuição para a formação dos preços de venda com a utilização do índice markup. Este índice é aplicado sobre os impostos, custos e despesas fixas e ainda o lucro estimado pela empresa para ser formado um fator que possa ser aplicado sobre os custos variáveis e daí a obtenção da margem de contribuição. Este trabalho foi elaborado com a determinação de apresentar um sistema ou um critério de reconhecimento de custos e despesas em uma empresa de serviços de instalações elétricas visando obter maior grau de certeza na formação de seus preços de venda. A metodologia utilizada no decorrer do presente estudo foi à análise das variáveis que compõem os preços e por meio de ensaios matemáticos, deduziram-se os métodos utilizados, aplicando-se em um exemplo prático. Os principais resultados encontrados através da flexibilidade e da confiança que o índice markup e a margem de contribuição proporcionam foram: a formação do preço com a utilização da margem sobre o preço de venda bruto, o lucro incide sobre os impostos e demais despesas existentes nos preços; a utilização da margem sobre o preço de venda líquido, uma mesma margem percentual de lucro, preços mais competitivos no mercado; a competitividade proporcionada pode ser representada pela decisão da empresa pelo menor preço ou, se esquivar desse tipo de concorrência, viabilizando investimentos na busca da diferenciação, onde se concorrerá com o produto, objetivando-se o lucro do inovador e a sustentabilidade da estratégia. Utilizando esta ferramenta de forma correta, as empresas que ainda não obtém um bom sistema de preços, poderão conseguir resultados satisfatórios e confiáveis de modo a não mais correr o risco de prejuízos em suas vendas.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125324
Date: 2006


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