Formação do Preço de Venda com base no método de Custeio Variável ou Direto em uma empresa prestadora de Serviços de Instalações Elétricas

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Formação do Preço de Venda com base no método de Custeio Variável ou Direto em uma empresa prestadora de Serviços de Instalações Elétricas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Lunkes, Rogério João
dc.contributor.author Nogueira, Mauro Reis
dc.date.accessioned 2014-09-12T19:11:56Z
dc.date.available 2014-09-12T19:11:56Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125324
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis pt_BR
dc.description.abstract Entre diversas metodologias de formação do preço de venda existentes, adotou-se o método baseado no custeio variável ou direto, onde todos os custos e despesas fixas são alocados direto para o resultado, sendo incorridos para os produtos e serviços, somente os gastos variáveis. Neste método há uma contribuição para a formação dos preços de venda com a utilização do índice markup. Este índice é aplicado sobre os impostos, custos e despesas fixas e ainda o lucro estimado pela empresa para ser formado um fator que possa ser aplicado sobre os custos variáveis e daí a obtenção da margem de contribuição. Este trabalho foi elaborado com a determinação de apresentar um sistema ou um critério de reconhecimento de custos e despesas em uma empresa de serviços de instalações elétricas visando obter maior grau de certeza na formação de seus preços de venda. A metodologia utilizada no decorrer do presente estudo foi à análise das variáveis que compõem os preços e por meio de ensaios matemáticos, deduziram-se os métodos utilizados, aplicando-se em um exemplo prático. Os principais resultados encontrados através da flexibilidade e da confiança que o índice markup e a margem de contribuição proporcionam foram: a formação do preço com a utilização da margem sobre o preço de venda bruto, o lucro incide sobre os impostos e demais despesas existentes nos preços; a utilização da margem sobre o preço de venda líquido, uma mesma margem percentual de lucro, preços mais competitivos no mercado; a competitividade proporcionada pode ser representada pela decisão da empresa pelo menor preço ou, se esquivar desse tipo de concorrência, viabilizando investimentos na busca da diferenciação, onde se concorrerá com o produto, objetivando-se o lucro do inovador e a sustentabilidade da estratégia. Utilizando esta ferramenta de forma correta, as empresas que ainda não obtém um bom sistema de preços, poderão conseguir resultados satisfatórios e confiáveis de modo a não mais correr o risco de prejuízos em suas vendas. pt_BR
dc.format f.
dc.format.extent 56 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Custeio Variável pt_BR
dc.subject Preço de Venda pt_BR
dc.subject Markup pt_BR
dc.subject Margem de Contribuição pt_BR
dc.title Formação do Preço de Venda com base no método de Custeio Variável ou Direto em uma empresa prestadora de Serviços de Instalações Elétricas pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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