dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Reibnitz, Kenya Schmidt |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Castro, Maristela |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2014-08-06T17:54:33Z |
|
dc.date.available |
2014-08-06T17:54:33Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
326902 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123180 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a compreensão que os docentes de enfermagem da Escola de Formação em Saúde têm sobre capacitação pedagógica e identificar as contribuições dos docentes de enfermagem para fortalecer as capacitações pedagógicas na Escola de Formaçãoem Saúde. O estudo delineou-se como pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo e como referencial teórico pedagógico adotado, Paulo Freire. Esse educador apresenta, em suas obras, o docente em processo de reeducação, uma reeducação lenta e construída no cotidiano do docente, o que nos direciona as capacitações pedagógicas, pois para termos alunos críticos e reflexivos, nossos professores, como educadores necessitam estar preparados. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com doze enfermeiros docentes e a análise efetivou-se de acordo com a proposta apresentada por Mynayo (2010). Os resultados indicaram duas grandes categorias: necessidade de capacitação pedagógica sistematizada, contribuindo para duas subcategorias: da assistência para docência e agora? e apresentação de uma metodologia inovadora. Nessas categorias o foco foi o contato do enfermeiro com a docência, sendo por convite ou por indicação .Com um conhecimento teórico científico da área assistencial e reforçando a necessidade de um preparo para docência. A segunda categoria foi capacitação pedagógica como instrumento de qualificação docente, com as subcategorias: estratégias de ensino aprendizagem, aperfeiçoamento da prática pedagógica e alinhamento teórico metodológico com o projeto da escola. Nessas categorias os resultados apontam para necessidade de capacitação sistematizada para uma instrumentalização dos docentes de enfermagem que reconhecem a sua fragilidade no campo da docência.<br> |
pt_BR |
dc.description.abstract |
|
en |
dc.format.extent |
117 p.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino tecnico |
pt_BR |
dc.title |
Capacitação pedagógica em uma escola técnica do Sistema Único de Saúde: limites e possibilidades |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |