Os campos de atuação do egresso do curso de Educação Física da UFSC após a fragmentação em licenciatura e bacharelado: diferenças e regularidades

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Os campos de atuação do egresso do curso de Educação Física da UFSC após a fragmentação em licenciatura e bacharelado: diferenças e regularidades

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Title: Os campos de atuação do egresso do curso de Educação Física da UFSC após a fragmentação em licenciatura e bacharelado: diferenças e regularidades
Author: Gaspar, Rafael Affonso
Abstract: Esta dissertação tem como objeto de estudo o Mundo do Trabalho e os campos de atuação dos professores de Educação Física formados na UFSC após a divisão do currículo em Licenciatura e Bacharelado. Os objetivos da pesquisa foram expressos através de duas perguntas de partida: A partir da organização do Mundo do Trabalho hoje em que se diferenciam os diversos campos de atuação da Educação Física? Essas diferenças e regularidades justificam uma cisão do curso entre licenciatura e bacharelado? Para alcançar os objetivos foi realizada uma Pesquisa Qualitativa, Bibliográfica e de Campo. Na pesquisa bibliográfica foram aprofundados os estudos sobre as transformações do Mundo do Trabalho de forma geral e na Educação Física, assim como as discussões sobre as atuais diretrizes curriculares para Educação Física; e ainda foram abordadas as discussões referentes à formação de professores. A coleta de dados foi realizada através do levantamento dos Egressos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFSC que se formaram no novo currículo, ou seja, entraram a partir do semestre 2006/01. Do universo de 101 egressos dos novos currículos, 47 responderam o questionário e 5 foram observados em seu dia a dia nos diferentes campos de atuação. Destas observações foi elaborado o Diário de Campo que contém a densa descrição de cada campo de atuação em termos de estrutura, condições de trabalho, direitos/benefícios e observações sobre a questão pedagógica. Com todos os dados coletados, bibliográficos e empíricos, foram realizadas as análises para identificar as diferenças e regularidades dos diversos campos de atuação profissional da Educação Física. Chegou-se à conclusão de que os trabalhadores que atuam nas diversas áreas da Educação Física são de fato professores e que a fragmentação do curso tem servido para precarizar ainda mais a condição de trabalho da área. Identificou-se que a precarização do trabalho não é um fenômeno exclusivo desta área, o que ocorre é o inverso, a precarização do trabalho na Educação Física (acentuado pela divisão do curso) é um reflexo da precarização do trabalho de forma geral no atual estágio do desenvolvimento capitalista. Indicou-se como saída para o problema na formação o projeto de Licenciatura Ampliada, que está em discussão pelo país. Já os problemas de precarização, flexibilização e desemprego encontrados, só serão resolvidos com uma revolução social que culmine no fim da atual sociedade divida em classes (pautada na exploração do homem pelo homem) em busca de uma sociedade Comunista <br>This dissertation has as its object of study the Labour World and the fields of activity of the Physical Education teachers formed at UFSC after the division of the curriculum in Graduate and Bachelor Degree. The research objectives were expressed through two start questions: From the organization of the Labour World today what differentiates the various fields of activity of Physical Education? These differences and regularities justify a split course between degree and bachelor? To respond and achieve the objectives it was conducted a qualitative, bibliographic and field research. In the bibliographic part, the research was the transformations that occur on the Labour World in general and in Physical Education, also the discussions on current curriculum guidelines for Physical Education and approach discussions regarding teacher training. The data collection was conducted through a survey of graduates of the Graduate and Bachelor courses of Physical Education of UFSC that was formed at the new curriculum, that is, entered from the semester 2006/01. From the universe of 101 graduates of the new curriculum, 47 answered our questionnaire and 5 were observed in their day to day in the different fields. From these observations it was developed the Field Journal containing the dense description of each field of activity in terms of structure, working conditions, rights/benefits and observations about the pedagogical issue. With all the collected data, bibliographic and empirical analyzes conducted to identify the differences and regularities of the various fields of Physical Education profession. The conclusion was that workers who work in various areas of Physical Education are in fact teachers and the fragmentation of the course has served to further the precarious working conditions of the area. It was found that job insecurity is not a phenomenon unique to this area, what occurs is the inverse, the job precariousness in Physical Education (marked by the division of the course) is a reflection of the precariousness of work in general at this stage of capitalist development. It was indicated as a solution to the problem of teachers training the Licenciatura Ampliada project, which is being discussed thru the country. As for the problems of precariousness, unemployment and flexibility of work found, those problems will only be solved with a social revolution that will culminate in the end of the current society divided into classes (based in the exploitation of man by man) in pursue of a Communist society.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123103
Date: 2013


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