A ideia de mestre em Nietzsche

DSpace Repository

A- A A+

A ideia de mestre em Nietzsche

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Hardt, Lúcia Schneider pt_BR
dc.contributor.author Alves, Thaise Dias pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T17:25:55Z
dc.date.available 2014-08-06T17:25:55Z
dc.date.issued 2013 pt_BR
dc.identifier.other 324082 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122828
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho discute a ideia de mestre em Nietzsche a partir das críticas do autor à educação de seu tempo. Na primeira parte, investiga-se o problema do mestre em meio à cultura, ao conhecimento e à erudição na Alemanha do século XIX, abordando a história do ?Nietzsche educador? e sua crítica ao método dialético socrático. No capítulo seguinte, busca-se reconstituir o discurso de Nietzsche acerca dos seus mestres: Schopenhauer e Wagner, o que demonstra a importância e a necessidade dos modelos clássicos como guias e inspiradores. Aborda-se também o conceito nietzschiano de imitação criadora e adestramento linguístico. No terceiro capítulo, destacam-se as três tarefas afirmativas, retiradas do capítulo VIII, de Crepúsculo dos ídolos: o aprender a ver, aprender a pensar, aprender a falar e escrever, e com as manobras da máxima: "torna-te aquilo que és", indica-se a noção de um estilo artístico-estético. A pesquisa é de cunho bibliográfico e por meio da "frequentação" dos textos nietzschianos acerca do tema, o problema de pesquisa vai sendo contemplado. Em verdade, grande parte das reflexões nietzschianas sobre a educação é retirada de sua experiência particular, e, dentre os resultados obtidos, conclui-se que a ideia de mestre em Nietzsche é uma composição de "tipos" oriundos de vivências e experiências. Neste momento, percebemos que o filósofo reúne teoria e prática, aventura-se nas intermitências da ação e do pensamento e acaba depositando uma bela esperança no mestre. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title A ideia de mestre em Nietzsche pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
324082.pdf 663.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar