Corridas de rua: aprendizagens no tempo presente

DSpace Repository

A- A A+

Corridas de rua: aprendizagens no tempo presente

Show full item record

Title: Corridas de rua: aprendizagens no tempo presente
Author: Rosa, Jane Petry da
Abstract: Inscrita em um referencial teórico inspirado nos Estudos Culturais, esta pesquisa busca investigar e demonstrar as relações da corrida de rua com a produção de sujeitos. Entender a corrida como uma prática cultural que influi na construção de modos de viver, levando em consideração sua articulação com o mercado de produtos e serviços (incluindo aí os eventos e os grupos de corredores) e a educação. O referencial teórico baseia-se em autores que problematizam questões referentes às práticas culturais contemporâneas, dentre eles destaco: Magnani, Bauman, Murakami, Costa, Canclini e Hall. Para estruturar o trabalho foram definidas quatro categorias de análise: a relação das corridas de rua com os eventos (enquanto mídia), com o consumo, com a educação e sua influência na sociabilidade. Pesquisei em livros, revistas, blogs, sites e redes sociais. Matriculei-me em um grupo e passei a correr. Fiz diversos apontamentos em um caderno de campo. Conversei com corredores, treinadores e organizadores de eventos. Observei, trabalhei e participei de provas de corrida. Solicitei que corredores escrevessem redações sobre três temas diferentes: as motivações que os levaram a correr, as possíveis transformações de hábitos ocasionadas por sua prática e a importância dos eventos nesse processo. Recolhi evidências, confirmei hipóteses e fui surpreendida com muitos dos depoimentos e relatos. Organizei uma bagagem que me permite afirmar que a corrida exerce influência nos modos de ser e viver e que as motivações desta prática vão muito além da busca por uma vida saudável. A corrida produz lições de vida, concede ferramentas para o autoconhecimento, provoca a exposição de si e favorece a sociabilidade. Seus praticantes são moldados pelo consumo, pelo pontilhismo provocado pela participação em eventos e pelo desejo de testarem-se como se desejassem provar algo a si mesmos ou venderem determinada imagem à sociedade.<rb>
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122817
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View
324956.pdf 7.962Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar