Princípio da integralidade no processo de formação do técnico de enfermagem das escolas da rede SUS

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Princípio da integralidade no processo de formação do técnico de enfermagem das escolas da rede SUS

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Reibnitz, Kenya Schmidt pt_BR
dc.contributor.author Tafner, Daniela Priscila Oliveira do Vale pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T17:15:06Z
dc.date.available 2014-08-06T17:15:06Z
dc.date.issued 2013 pt_BR
dc.identifier.other 325097 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122695
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o desenvolvimento do princípio da integralidade no processo de formação do técnico de enfermagem nas Escolas Técnicas da rede SUS no Brasil. Um estudo de natureza qualiquantitativo, em que se utilizou o método do Discurso do Sujeito Coletivo, tendo como agentes sociais os Coordenadores dos Cursos Técnicos de Enfermagem das Escolas Técnicas do SUS no Brasil. A coleta de dados foi realizada mediante um questionário com questões abertas no software QLQT. Na análise dos dados coletados, utilizou-se do software qualiquantisoft para a organização, categorização e produção dos discursos dos sujeitos coletivos - DSC. Os resultados indicaram que existe uma intencionalidade de concretização e propagação do princípio da integralidade no processo de formação dos técnicos de enfermagem nas escolas técnicas do SUS no Brasil a partir de uma proposta pedagógica para essa realização; a integralidade faz-se presente na concepção de cuidado integral, articulação ensino-serviço, na problematização das experiências dos alunos e nas práticas, a partir da educação no trabalho. Esses agentes sociais, porém, descrevem limitadores que dificultam ou impossibilitam essa concretização, apresenta um enfermeiro/professor despreparado para a docência, fragilizado com ações educativas dicotomizadas e que por, muitas vezes, não conseguem utilizar-se do conhecimento prévio destes alunos para a construção de saberes e reflexões. A partir dos dados analisados, foi possível afirmar que as Escolas Técnicas do SUS, possuem em sua proposta pedagógica atividades e propostas para o desenvolvimento do princípio da integralidade na formação dos técnicos de enfermagem, porém, as limitações apresentadas apontam a necessidade de compreensão das ferramentas utilizadas para a realização desse processo e de docentescrítico-criativos, sabedores da relevância e importância desse processo de formação para os profissionais da saúde e da população. Docentes capazes de articular o ensino e serviço com a proposta pedagógica de educação no trabalho, possibilitando ao aluno e a si própria, uma reflexão crítica das ações, provocar mudanças significativas no cuidado ao ser humano.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This research is aimed at understanding the development of the principle of integrality in the technical training process atTechnical Nursing Schools of the SUS network in Brazil. This qualitative study used the method of Collective Subject Speech, with the social agents (research coordinators) of the Practical Nursing Courses in Technical Schools of the SUS in Brazil. Data collection was performed using a questionnaire with open questions in the QLQT software. With regards, the analysis of the data collected was used aqualicuantisotf software for organizing, categorizing and producing collective subjects speech-CSS. The results indicated that there is an intention to achieve concrete and spread the principle of integrity in the process of formation of Nursing technicians among the SUS technical schools in Brazil from a pedagogical to that concretization, the integrality is present in the concept of comprehensive care, teaching and service coordination in the problematization of student experiences and practices, from education at work. However, these social agents described limits difficult or impossible that concretization, have a nurse/teacher unprepared for the disease, weakening with dichotomized educational activities and that often fail to use the prior knowledge of these students to build knowledge and reflections. From the analyzed data it was possible to detect that the Nursing Technical Schools of the SUS, have in their pedagogical activities and proposals for the development of the principle of integration in the technical training of Nursing, and the limitations presented point to the need for understanding the tools castoff to perform this process of critical-creative teacher, aware of the relevance and importance of this process of training for health professionals and the public. Teachers must be able to articulate teaching and pedagogical service to education among their workplaces, allowing the student and the same time to have a critical reflection of their own actions, causes and to make significant changes in the care of the human being. en
dc.format.extent 164 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Auxiliares de enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Educação em Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Analise do discurso pt_BR
dc.subject.classification Ensino tecnico pt_BR
dc.title Princípio da integralidade no processo de formação do técnico de enfermagem das escolas da rede SUS pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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