O processo de formação de pesquisadores: análise do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012

DSpace Repository

A- A A+

O processo de formação de pesquisadores: análise do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012

Show full item record

Title: O processo de formação de pesquisadores: análise do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
Author: Costa, Airton
Abstract: A presente pesquisa trata da análise do destino dos egressos do Programa de Iniciação Científica (IC) no contexto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 1990 a 2012, bem como de suas respectivas produções científicas. Objetiva investigar a contribuição do programa de iniciação científica da UFSC no processo de formação de pesquisadores. Busca resposta à seguinte questão: o programa de IC da UFSC tem contribuído para a formação de Pesquisadores? No tocante ao método, a pesquisa caracteriza-se como documental, quantitativa, exploratória, descritiva e de levantamento (survey). Os resultados alcançados foram a sistematização dos dados da IC na UFSC; o mapeamento do destino dos egressos e a averiguação de quais os canais preferenciais de divulgação de suas respectivas produções científicas de acordo com a área do conhecimento. Pretende-se que os resultados aqui apresentados possam contribuir com os esforços de melhoramento do programa, objetivando que resultados mais expressivos sejam alcançados em relação ao investimento realizado tanto pelo CNPq como pela UFSC <br>This research deals with the analysis of the fate of graduates of Scientific Initiation Program in the context of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), in the period 1990-2012, as well as their respective scientific productions. Aim to investigate the contribution of scientific initiation program UFSC in the process of training of researchers. Searching answer to the following question: IC UFSC program has been contributed to the training of researchers? As regards the method, the research is characterized as documentary, quantitative, exploratory, descriptive and survey. The results were the systematization of data in the Scientific Initiation of UFSC; mapping the destination of graduates and the investigation of which the preferred channels for the dissemination of their respective scientific productions according to the area of knowledge. It claims that the results presented in this work can contribute to efforts to improve the program, aiming to more significant results are achieved in relation to the investment made by both the CNPq as UFSC.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2013.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122623
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View
324724.pdf 1.998Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar