O processo de formação de pesquisadores: análise do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012

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O processo de formação de pesquisadores: análise do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pinto, Adilson Luiz pt_BR
dc.contributor.author Costa, Airton pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T17:09:50Z
dc.date.available 2014-08-06T17:09:50Z
dc.date.issued 2013 pt_BR
dc.identifier.other 324724 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122623
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2013. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa trata da análise do destino dos egressos do Programa de Iniciação Científica (IC) no contexto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 1990 a 2012, bem como de suas respectivas produções científicas. Objetiva investigar a contribuição do programa de iniciação científica da UFSC no processo de formação de pesquisadores. Busca resposta à seguinte questão: o programa de IC da UFSC tem contribuído para a formação de Pesquisadores? No tocante ao método, a pesquisa caracteriza-se como documental, quantitativa, exploratória, descritiva e de levantamento (survey). Os resultados alcançados foram a sistematização dos dados da IC na UFSC; o mapeamento do destino dos egressos e a averiguação de quais os canais preferenciais de divulgação de suas respectivas produções científicas de acordo com a área do conhecimento. Pretende-se que os resultados aqui apresentados possam contribuir com os esforços de melhoramento do programa, objetivando que resultados mais expressivos sejam alcançados em relação ao investimento realizado tanto pelo CNPq como pela UFSC <br> pt_BR
dc.description.abstract This research deals with the analysis of the fate of graduates of Scientific Initiation Program in the context of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), in the period 1990-2012, as well as their respective scientific productions. Aim to investigate the contribution of scientific initiation program UFSC in the process of training of researchers. Searching answer to the following question: IC UFSC program has been contributed to the training of researchers? As regards the method, the research is characterized as documentary, quantitative, exploratory, descriptive and survey. The results were the systematization of data in the Scientific Initiation of UFSC; mapping the destination of graduates and the investigation of which the preferred channels for the dissemination of their respective scientific productions according to the area of knowledge. It claims that the results presented in this work can contribute to efforts to improve the program, aiming to more significant results are achieved in relation to the investment made by both the CNPq as UFSC. en
dc.format.extent 204 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.classification Ciência da informação pt_BR
dc.subject.classification Iniciação cientifica pt_BR
dc.subject.classification Bolsas de pesquisa pt_BR
dc.subject.classification Pesquisadores pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title O processo de formação de pesquisadores: análise do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012 pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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