Abstract:
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Este trabalho de conclusão de curso nos revela através da leitura de revistas pedagógicas do período de 1930 a 1960, como se dava a formação matemática do professor primário. O trabalho apresenta um histórico sobre o que foi a Escola Nova, bem como classifica as orientações e atividades que os professores deveriam utilizar, nas três concepções de ensino: tradicional, intuitivo e escolanovista. Consiste igualmente em apontar as rupturas e continuidades da cultura escolar escolanovista para os dias atuais. Para tanto, foram analisadas 57 revistas pedagógicas da referida época de quatro estados brasileiros: RS, SP, RJ e MG. A pesquisa possui caráter histórico, e pode ser considerada qualitativa e bibliográfica, já que suas fontes são documentais. A técnica de análise de dados se fundamenta na utilização da metodologia histórico-cultural que tem como autores principais: Marc Bloch, Roger Chartier e Michel de Certeau. Pode-se afirmar que através desta pesquisa, percebe-se uma certa mistura de concepções educacionais presentes nas orientações pedagógicas e nas atividades elaboradas para as crianças. Apesar de a psicologia colocar a criança no centro do processo ensino/aprendizagem, isso não acontecia totalmente no período da Escola Nova. |