Como ensinar matemática na Escola Ativa? As orientações para o professor primário contidas nos periódicos pedagógicos do período de 1930 a 1960.

DSpace Repository

A- A A+

Como ensinar matemática na Escola Ativa? As orientações para o professor primário contidas nos periódicos pedagógicos do período de 1930 a 1960.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Possa, Leandra Bôer
dc.contributor.author Oliveira, Priscilla
dc.date.accessioned 2013-12-23T18:08:25Z
dc.date.available 2013-12-23T18:08:25Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114989
dc.description Trabalho de conclusão de curso de Pedagogia a Distância pela Universidade Federal de Santa Maria, 23f. en
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso nos revela através da leitura de revistas pedagógicas do período de 1930 a 1960, como se dava a formação matemática do professor primário. O trabalho apresenta um histórico sobre o que foi a Escola Nova, bem como classifica as orientações e atividades que os professores deveriam utilizar, nas três concepções de ensino: tradicional, intuitivo e escolanovista. Consiste igualmente em apontar as rupturas e continuidades da cultura escolar escolanovista para os dias atuais. Para tanto, foram analisadas 57 revistas pedagógicas da referida época de quatro estados brasileiros: RS, SP, RJ e MG. A pesquisa possui caráter histórico, e pode ser considerada qualitativa e bibliográfica, já que suas fontes são documentais. A técnica de análise de dados se fundamenta na utilização da metodologia histórico-cultural que tem como autores principais: Marc Bloch, Roger Chartier e Michel de Certeau. Pode-se afirmar que através desta pesquisa, percebe-se uma certa mistura de concepções educacionais presentes nas orientações pedagógicas e nas atividades elaboradas para as crianças. Apesar de a psicologia colocar a criança no centro do processo ensino/aprendizagem, isso não acontecia totalmente no período da Escola Nova. en
dc.language.iso por en
dc.subject Escola nova en
dc.subject Formação matemática en
dc.subject Professor primário en
dc.title Como ensinar matemática na Escola Ativa? As orientações para o professor primário contidas nos periódicos pedagógicos do período de 1930 a 1960. en
dc.type TCCgrad en


Files in this item

Files Size Format View Description
Como_ensinar_ma ... eríodo_de_1930_a_1960..pdf 560.1Kb PDF View/Open COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA ESCOLA ATIVA? AS ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR PRIMÁRIO CONTIDAS NOS PERIÓDICOS PEDAGÓGICOS DO PERÍODO DE 1930 A 1960

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar