Como ensinar matemática na Escola Ativa? As orientações para o professor primário contidas nos periódicos pedagógicos do período de 1930 a 1960.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Como ensinar matemática na Escola Ativa? As orientações para o professor primário contidas nos periódicos pedagógicos do período de 1930 a 1960.

Mostrar registro completo

Título: Como ensinar matemática na Escola Ativa? As orientações para o professor primário contidas nos periódicos pedagógicos do período de 1930 a 1960.
Autor: Oliveira, Priscilla
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso nos revela através da leitura de revistas pedagógicas do período de 1930 a 1960, como se dava a formação matemática do professor primário. O trabalho apresenta um histórico sobre o que foi a Escola Nova, bem como classifica as orientações e atividades que os professores deveriam utilizar, nas três concepções de ensino: tradicional, intuitivo e escolanovista. Consiste igualmente em apontar as rupturas e continuidades da cultura escolar escolanovista para os dias atuais. Para tanto, foram analisadas 57 revistas pedagógicas da referida época de quatro estados brasileiros: RS, SP, RJ e MG. A pesquisa possui caráter histórico, e pode ser considerada qualitativa e bibliográfica, já que suas fontes são documentais. A técnica de análise de dados se fundamenta na utilização da metodologia histórico-cultural que tem como autores principais: Marc Bloch, Roger Chartier e Michel de Certeau. Pode-se afirmar que através desta pesquisa, percebe-se uma certa mistura de concepções educacionais presentes nas orientações pedagógicas e nas atividades elaboradas para as crianças. Apesar de a psicologia colocar a criança no centro do processo ensino/aprendizagem, isso não acontecia totalmente no período da Escola Nova.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso de Pedagogia a Distância pela Universidade Federal de Santa Maria, 23f.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114989
Data: 2013


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Como_ensinar_ma ... eríodo_de_1930_a_1960..pdf 560.1Kb PDF Visualizar/Abrir COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA ESCOLA ATIVA? AS ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR PRIMÁRIO CONTIDAS NOS PERIÓDICOS PEDAGÓGICOS DO PERÍODO DE 1930 A 1960

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar