RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS IES BRASILEIRAS: MODELAGEM DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA DE AVALIAÇÃO POR MEIO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM
Mostrar registro completo
Título:
|
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS IES BRASILEIRAS: MODELAGEM DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA DE AVALIAÇÃO POR MEIO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM |
Autor:
|
Sousa Júnior, Afonso Farias de; Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi; Pinho, Joaquim Carlos Costa; Bilich, Feruccio
|
Resumo:
|
A Educação Superior, reconhecidamente relevante para o conjunto das políticas públicas nacionais, mostra-se essencial para a formação acadêmico-profissional, assim como para as atividades de pesquisa direcionadas ao desenvolvimento socioeconômico. É neste nível que as pessoas aprimoram a formação ético-cultural endereçada à cidadania, à justiça social e ao desenvolvimento sustentável. Este artigo objetiva apresentar uma modelagem para o desenvolvimento de uma escala de medida de avaliação das ações de responsabilidade social nas Instituições de Ensino Superior (IES). A construção da escala de medida de avaliação das ações de responsabilidade social nas IES fundamenta-se nas seguintes bases conceituais: teoria psicométrica e Teoria de Resposta ao Item. A construção da escala baseia-se nos procedimentos teóricos, experimentais e analíticos. A escala desenvolvida e validada poderá ser incorporada como medida de aplicação prática e rápida aos demais modelos de diagnóstico e/ou avaliação das ações de Responsabilidade Social nas IES. Como resultado, o conhecimento das ações desenvolvidas nas instituições de ensino superior podem ser conhecidas e medidas com precisão, as ações podem contribuir para moldar uma identidade socioeconômica e ambiental junto às comunidades do entorno. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114874
|
Data:
|
2013-11-27 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo