RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS IES BRASILEIRAS: MODELAGEM DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA DE AVALIAÇÃO POR MEIO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM

DSpace Repository

A- A A+

RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS IES BRASILEIRAS: MODELAGEM DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA DE AVALIAÇÃO POR MEIO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM

Show full item record

Title: RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS IES BRASILEIRAS: MODELAGEM DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA DE AVALIAÇÃO POR MEIO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM
Author: Sousa Júnior, Afonso Farias de; Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi; Pinho, Joaquim Carlos Costa; Bilich, Feruccio
Abstract: A Educação Superior, reconhecidamente relevante para o conjunto das políticas públicas nacionais, mostra-se essencial para a formação acadêmico-profissional, assim como para as atividades de pesquisa direcionadas ao desenvolvimento socioeconômico. É neste nível que as pessoas aprimoram a formação ético-cultural endereçada à cidadania, à justiça social e ao desenvolvimento sustentável. Este artigo objetiva apresentar uma modelagem para o desenvolvimento de uma escala de medida de avaliação das ações de responsabilidade social nas Instituições de Ensino Superior (IES). A construção da escala de medida de avaliação das ações de responsabilidade social nas IES fundamenta-se nas seguintes bases conceituais: teoria psicométrica e Teoria de Resposta ao Item. A construção da escala baseia-se nos procedimentos teóricos, experimentais e analíticos. A escala desenvolvida e validada poderá ser incorporada como medida de aplicação prática e rápida aos demais modelos de diagnóstico e/ou avaliação das ações de Responsabilidade Social nas IES. Como resultado, o conhecimento das ações desenvolvidas nas instituições de ensino superior podem ser conhecidas e medidas com precisão, as ações podem contribuir para moldar uma identidade socioeconômica e ambiental junto às comunidades do entorno.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114874
Date: 2013-11-27


Files in this item

Files Size Format View
2013095 - Respo ... al nas IES brasileiras.pdf 336.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar