RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS IES BRASILEIRAS: MODELAGEM DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA DE AVALIAÇÃO POR MEIO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM
Show full item record
Title:
|
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS IES BRASILEIRAS: MODELAGEM DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA DE AVALIAÇÃO POR MEIO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM |
Author:
|
Sousa Júnior, Afonso Farias de; Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi; Pinho, Joaquim Carlos Costa; Bilich, Feruccio
|
Abstract:
|
A Educação Superior, reconhecidamente relevante para o conjunto das políticas públicas nacionais, mostra-se essencial para a formação acadêmico-profissional, assim como para as atividades de pesquisa direcionadas ao desenvolvimento socioeconômico. É neste nível que as pessoas aprimoram a formação ético-cultural endereçada à cidadania, à justiça social e ao desenvolvimento sustentável. Este artigo objetiva apresentar uma modelagem para o desenvolvimento de uma escala de medida de avaliação das ações de responsabilidade social nas Instituições de Ensino Superior (IES). A construção da escala de medida de avaliação das ações de responsabilidade social nas IES fundamenta-se nas seguintes bases conceituais: teoria psicométrica e Teoria de Resposta ao Item. A construção da escala baseia-se nos procedimentos teóricos, experimentais e analíticos. A escala desenvolvida e validada poderá ser incorporada como medida de aplicação prática e rápida aos demais modelos de diagnóstico e/ou avaliação das ações de Responsabilidade Social nas IES. Como resultado, o conhecimento das ações desenvolvidas nas instituições de ensino superior podem ser conhecidas e medidas com precisão, as ações podem contribuir para moldar uma identidade socioeconômica e ambiental junto às comunidades do entorno. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114874
|
Date:
|
2013-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar