Escola Nova, Escola Normal Caetano de Campos e o ensino de matemática na década de 1940

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Escola Nova, Escola Normal Caetano de Campos e o ensino de matemática na década de 1940

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Leme da Silva, Maria Célia
dc.contributor.author Parré, Adauto Douglas
dc.date.accessioned 2013-09-25T12:20:46Z
dc.date.available 2013-09-25T12:20:46Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104969
dc.description O original desta publicação encontra-se depositado na Biblioteca da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 90f + anexos (CD-ROM).
dc.description.abstract As primeiras décadas do século XX foram marcadas por uma nova vaga pedagógica entre os educadores brasileiros, conhecida como Escola Nova, cuja proposta era a de renovar o ensino. Simultaneamente, na década de 1940, uma série de mudanças ocorrem na estrutura do Curso Normal Paulista. Esta pesquisa busca compreender em que medida as apropriações desse movimento e as mudanças na formação de professores alteraram o ensino da matemática na Escola Normal Caetano de Campos, mais especificamente na disciplina de Metodologia e Prática do Ensino Primário, responsável pela formação pedagógica dos futuros professores. Nossas análises foram sustentadas pelos estudos da chamada História Cultural, dos quais destacamos o ferramental elaborado por Michel de Certeau e Roger Chartier. As fontes privilegiadas na investigação são avaliações finais realizadas pelos alunos, cotejadas com leis, livros, revistas e textos de autores que circularam no período estudado. Essas avaliações indicam a presença marcante dos planos globalizados como instrumento de avaliação, os quais eram produzidos a partir de um tema retirado de um recorte de jornal. Em relação ao ensino de matemática, evidenciou-se uma mudança nas finalidades da disciplina presente nessas avaliações, que passou a atender a realidade almejada pelos planos globalizados, em vez de seus conteúdos e habilidades próprios. As mudanças estruturais no Curso Normal Paulista não são perceptíveis no ensino de matemática na disciplina de Metodologia e Prática do Ensino Primário na década de 1940. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.subject Metodologia e prática do ensino primário en
dc.subject Escola Caetano de Campos en
dc.subject Escola nova en
dc.subject História da educação matemática en
dc.title Escola Nova, Escola Normal Caetano de Campos e o ensino de matemática na década de 1940 en
dc.type Other en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Escola Nova Esc ... tica na década de 1940.pdf 1.204Mb PDF Visualizar/Abrir Escola Nova, Escola Normal Caetano de Campos e o Ensino de Matemática na Década de 1940
jornais.zip 1.888Mb Desconhecido Visualizar/Abrir
materiais.rar 27.99Mb Desconhecido Visualizar/Abrir
3 patinhos.zip 10.72Mb Desconhecido Visualizar/Abrir
plano de aula.zip 66.37Mb Desconhecido Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar