Escola Nova, Escola Normal Caetano de Campos e o ensino de matemática na década de 1940
Mostrar registro completo
Título:
|
Escola Nova, Escola Normal Caetano de Campos e o ensino de matemática na década de 1940 |
Autor:
|
Parré, Adauto Douglas
|
Resumo:
|
As primeiras décadas do século XX foram marcadas por uma nova vaga pedagógica entre os educadores brasileiros, conhecida como Escola Nova, cuja proposta era a de renovar o ensino. Simultaneamente, na década de 1940, uma série de mudanças ocorrem na estrutura do Curso Normal Paulista. Esta pesquisa busca compreender em que medida as apropriações desse movimento e as mudanças na formação de professores alteraram o ensino da matemática na Escola Normal Caetano de Campos, mais especificamente na disciplina de Metodologia e Prática do Ensino Primário, responsável pela formação pedagógica dos futuros professores. Nossas análises foram sustentadas pelos estudos da chamada História Cultural, dos quais destacamos o ferramental elaborado por Michel de Certeau e Roger Chartier. As fontes privilegiadas na investigação são avaliações finais realizadas pelos alunos, cotejadas com leis, livros, revistas e textos de autores que circularam no período estudado. Essas avaliações indicam a presença marcante dos planos globalizados como instrumento de avaliação, os quais eram produzidos a partir de um tema retirado de um recorte de jornal. Em relação ao ensino de matemática, evidenciou-se uma mudança nas finalidades da disciplina presente nessas avaliações, que passou a atender a realidade almejada pelos planos globalizados, em vez de seus conteúdos e habilidades próprios. As mudanças estruturais no Curso Normal Paulista não são perceptíveis no ensino de matemática na disciplina de Metodologia e Prática do Ensino Primário na década de 1940. |
Descrição:
|
O original desta publicação encontra-se depositado na Biblioteca da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 90f + anexos (CD-ROM). |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104969
|
Data:
|
2013 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo