Escolas de práticas pedagógicas inovadoras: intuição, escolanovismo e matemática moderna nos primeiros anos escolares

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Escolas de práticas pedagógicas inovadoras: intuição, escolanovismo e matemática moderna nos primeiros anos escolares

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author Pinheiro, Nara Vilma Lima
dc.date.accessioned 2013-09-23T10:50:34Z
dc.date.available 2013-09-23T10:50:34Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104911
dc.description O original desta publicação encontra-se depositado na Biblioteca da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 155f + anexos (CD-ROM).
dc.description.abstract Este estudo investiga, em perspectiva histórica, práticas pedagógicas inovadoras para o ensino de Aritmética na escola elementar, nos primeiros anos escolares. Em específico, trata das transformações do significado do conceito de número, ao longo do tempo (1880 a 1970), analisando o seu ensino em três instituições modelo para generalização de práticas pedagógicas inovadoras na cidade de São Paulo. São elas: a Escola Americana, a Escola Normal da Praça e a Escola Experimental Vera Cruz. O período delimitado para a pesquisa foi marcado por três grandes movimentos educacionais: a pedagogia intuitiva, a pedagogia renovada e a pedagogia moderna. As documentações destas três instituições constituem importante material para o estudo das práticas pedagógicas, uma vez que cada instituição, a seu tempo, foi considerada como referência em termos de inovações metodológicas. Compreender a transição dos movimentos educacionais requer, dentre outros esforços, aprofundar as considerações a respeito de cultura escolar, apropriações, estratégias e táticas. Por isso utilizar-se-á como referencial teórico-metodológico o ferramental advindo da História Cultural. A análise da documentação revelou novas práticas pedagógicas, mudanças de significado para o ensino de número e a introdução de novos conteúdos na Aritmética escolar. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.subject Conceito de número en
dc.subject Ensino intuitivo en
dc.subject Escola ativa en
dc.subject Escola americana en
dc.subject Escola normal en
dc.subject Escola experimental en
dc.title Escolas de práticas pedagógicas inovadoras: intuição, escolanovismo e matemática moderna nos primeiros anos escolares en
dc.type Other en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Nara_Vilma_Lima_Pinheiro_Dissertação_2013.pdf 2.580Mb PDF Visualizar/Abrir Escolas de práticas pedagógicas inovadoras: intuição, escolanovismo e matemática moderna nos primeiros anos escolares

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar